Telefone:
(21) 3620-8232

O que preciso saber antes de começar um blog

Embora os blogs ofereçam benefícios, eles também requerem alguns requisitos básicos que é preciso estar ligado antes de colocar suas páginas no ar. 

Quer saber quais são eles? Então fica ligado porque neste post Marketagem você vai ficar sabendo um pouco sobre a parte técnica e também sobre estratégias de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Confira:

Blog tem baixo custo, mas não é de graça

Muita gente pensa que publicar posts não requer nenhum investimento. É verdade que as plataformas CMS como WordPress e Blogger são gratuitas. Mas, para criar um blog profissional de sucesso é necessário ter alguns custos com a criação e manutenção dele. 

Mas, não se preocupe porque são poucos gastos. Alguns você paga anualmente (compra de domínio) enquanto outros são mensais (hospedagem do site). Há ainda os valores de renovação do domínio após 1 ano que também é um custo considerado pequeno.  

Você também precisará contratar algumas ferramentas de SEO para tentar fazer  seu blog posicionar melhor no Google. Isso porque por meio delas é possível realizar otimizações diversas como, por exemplo, pesquisa de keywords

Além disso, em alguns casos, até assinatura de banco de imagens é necessária para evitar problemas com direitos autorais. Entre outros custos que nem sempre as pessoas têm conhecimento antes de criar um blog da marca ou profissional. 

Comprar o domínio é o primeiro passo

Escolher o nome do seu blog normalmente é o início de tudo. Mas, antes de colocar a mão na massa e criar seu site do zero, até mesmo por questões de direitos autorais, é indispensável que você compre um domínio (como, por exemplo, nomedoseublog.com.br ou nomedoseublog.com, entre muitos outros).

Eles podem ser adquiridos no site Registro.br, que vende uma grande variedade de domínios (sendo os mais famosos os terminados em com.br). Outra opção é comprar no próprio WordPress ou em hosts. 

É preciso contratar hospedagem para sites 

Também conhecidas como Host, muitas empresas oferecem o serviço de armazenamento de páginas virtuais em um provedor (compartilhado ou dedicado). Além de serem responsáveis por manterem elas aparecendo na web. 

Então se você quer que seu blog gere muito tráfego, terá que deixá-lo preparado para aguentar a grande quantidade de pessoas navegando. Caso contrário, justamente quando ele começar a bombar, acabará saindo do ar. Para evitar que esse tipo de problema ocorra com sua empresa ou seu blog profissional, a dica é escolher uma boa empresa de hospedagem de sites. 

Vale lembrar que elas também oferecem outros serviços essenciais como capacidade de armazenamento (em alguns planos é ilimitado), SSL gratuito e até e-mail @nomedoseublog, entre outros. 

Portanto antes de começar seu blog, é fundamental comparar os planos de várias empresas de hospedagem para fechar o melhor negócio para você.  

Todo blog de sucesso tem objetivos por trás

benefícios de criar um blog
 

Antes de começar seu blog profissional ou da sua empresa, não esqueça de se perguntar o porquê desse trabalho todo. Afinal sem um norte para ele, se torna complicado definir metas e avaliar resultados. 

Sem contar que publicar posts sem um objetivo bem definido pode acabar abreviando a vida útil do blog. Isso porque ele vai deixar de ser prioridade para você e sua equipe porque os objetivos da produção de conteúdo são desconhecidos. 

Determinar seu público-alvo é fundamental para o sucesso do seu blog

Uma das maiores causas de blogs serem deixados de lado por seus criadores é a falta de engajamento do público. O que pode ocorrer por vários motivos incluindo a não identificação dos internautas com o tom de voz.

Para evitar esse problema, uma dica importante é segmentar o target antes mesmo de começar seu blog. Dessa forma você consegue direcionar o conteúdo para um nicho que terá interesse nele. O que aumenta consideravelmente as chances de você conseguir uma audiência engajada desde o início.  

Sem contar que facilita até a monetização do blog, a distribuição nas redes sociais e também criar campanhas de e-mail marketing.

A construção de personas para orientar a produção do conteúdo faz toda a diferença. Aqui no Marketagem, você encontra tudo que precisa para criar personas em nossa Página de Materiais Gratuitos. Basta baixar nosso Kit Persona.  

Planejamento faz toda a diferença

Outra coisa que você precisa saber antes de criar um blog é que será preciso muito planejamento para mantê-lo no ar. 

É importante inclusive estabelecer uma frequência de postagem de conteúdos para que seu público saiba que o blog está sempre atualizado e desenvolva assim o hábito de o acessar regularmente. 

Além disso, com prazos de postagens estabelecidos, é possível organizar toda a rotina de produção de conteúdo. Estabelecendo datas para a criação do calendário editorial até a programação de posts. 

Aprenda a monetizar seu blog

Como você já deve imaginar, não dá para ficar milionário em 1 mês postando na internet. Mas, dá para ganhar dinheiro com conteúdo ao monetizar o seu blog. Então vale a pena pensar em como fazer isso antes mesmo de criá-lo. 

Mensurar é preciso para avaliar o desempenho 

Outra coisa que é preciso ter em mente antes de lançar seu blog é que precisará analisar a performance das postagens e entender de onde está vindo seu tráfego por exemplo. O que é possível por meio de ferramentas como o Google Analytics e outros plugins instalados no WordPress.

O que você precisa saber da parte técnica antes de começar um blog

  • Você terá que escolher um CMS  e definir qual será o layout entre os vários templates gratuitos oferecidos
  • Precisará comprar um domínio e configurar DNS na plataforma que você usa
  • Escolher uma empresa de hospedagem (host) para ter o e-mail @seublog.com ou @seublog.com.br (dependendo do domínio comprado)
  • Também será necessário instalar plugins como, por exemplo, o Yoast (SEO),  e até mesmo outros como anti spam, etc. 
  • Precisará aprender a publicar no CMS e realizar as otimizações de SEO nos posts 

Conclusão

Para criar um blog de sucesso, é necessário ter em mente todo o processo que ele demanda. A compra do domínio é o primeiro passo antes de colocar a mão na massa e construir o blog em si. Mas, vale a pena também criar estratégias em relação à produção de conteúdo e principalmente para monetizar seu blog.  

Quer aprender um pouco mais sobre produção de conteúdo e blogs? Assine gratuitamente nossa newsletter para receber novidades sobre o mundo do Marketing Digital em primeira mão! 

Receba conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital em seu e-mail!

Previous Post

Como comprar um domínio para seu blog

Next Post

Como as lojas físicas podem atrair mais cliente com o Marketing Digital

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top