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O que um profissional de Marketing Digital deve entender sobre Design?

profissional de marketing digital deve entender sobre design

A forma como as consumidores compram mudou e o ambiente digital tem papel importantíssimo na tomada de decisão.

Nesse sentido a maneira como o conteúdo é apresentado nos canais de marketing digital pode definir como o possível consumidor irá interagir com a empresa nas diferentes fases da jornada de compra.

Essa apresentação parte de 02 pontos de vista: o de Marketing e do Design. Nesse cenário, o profissional de Marketing Digital deve entender sobre Design e vice-versa. Somente assim as ações ganharão o devido destaque e assertividade em um ambiente tão complexo e rápido como o digital.

Se deseja entender o que um profissional de Marketing Digital deve entender sobre design, continue conosco na postagem.

Antes disso, vamos falar sobre alguns conceitos básicos.

O que é Design?

o que é design

O pioneiro do design no Brasil (Alexandre Wollner) deu a seguinte definição para design no livro Textos Recentes e Escritos Históricos:

Uma definição de design… É muito difícil, porque a evolução da linguagem, dos elementos técnicos é tão rápida que se fala de uma coisa hoje e ela é diferente amanhã. Mas a gente pode dizer que é dimensionar uma estrutura onde todos os elementos visuais nos vários meios de comunicação visual. Não é só fazer uma marquinha sem se preocupar com o comportamento que essa marca vai ter em todo o contexto, não só da indústria, mas também da comunicação visual. Ela precisa estar baseada em toda uma estruturação e prever aplicações bastante coerentes. Essa é a proposta do design, que não está preocupado com a estética, mas com a função, com materiais, com a ergonomia visual, com aplicações planas e não planas. Deve saber, por exemplo, como uma embalagem redonda se comporta, como ela pode ser fragmentada e como a publicidade vai ser usada dentro dessa estrutura. Um trabalho de design gráfico deve durar no mínimo vinte a trinta anos, Um logotipo não perde a atualidade, e a potencialidade está em torno desse sinal, desse elemento.

O que é Marketing?

Segundo Philip Kotler, marketing é:

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados.

Então vamos lá, de nada adianta um bom conteúdo (produto, serviço ou seja lá o que for) se o mesmo não estiver bem definido sobre os pontos de vista de Design (função e layout) e Marketing (público e oferta).

O que um profissional de Marketing Digital deve entender sobre Design?

Para dialogar bem com um designer e solicitar coisas que façam sentido e ainda alavanquem os resultados de Marketing Digital, o profissional deve entender alguns conceitos essenciais, como:

Hierarquia dos elementos

hierarquia visualA hierarquia visual é a organização e priorização do conteúdo com o intuito de comunicar bem a mensagem ao público.

Com o alto volume de informações disponíveis e o tempo que um usuário gasta navegando, se a mensagem não for posicionada de forma pensada, ela com certeza não terá o impacto desejado.

Com isso, o resultado também não será alcançado.

Nesse sentido, devemos nos colocar no lugar do usuário, desapegando de pré-conceitos (ex: eu acho que isso não funciona), criando caminhos que o guiarão na rota que desejada (seja ela a compra de um produto, clique em um botão, etc).

O mais bacana desse princípio é que ele é válido não só para elementos de design como também para o marketing de conteúdo como um todo, afinal de contas, o conteúdo deve ser criado para uma persona e não para a empresa.

Psicologia das cores

É importante entender o que cada cor representa e estimula para fazer a escolha mais adequada ao seu objetivo. Infelizmente, nem todos mundo se atenta a isso.

Abaixo segue um compilado de significados e significantes comumente ligados a determinadas cores:

  • Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência
  • Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade
  • Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, radiosidade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo
  • Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagancia, excessivo, flamejante
  • Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, auto-consciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição
  • Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão
  • Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade
  • Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade
  • Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva
  • Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril
  • Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico
  • Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza

Growth Driven Design

É um termo relativamente novo não só para profissionais de Marketing Digital como também para os Designers. O GDD (Growth Driven Design) tem como base o fato que os objetivos das empresas e também as necessidades dos clientes mudam. Em contrapartida, o processo de desenvolvimento de sites sempre é tratado com começo, meio e fim.

Não que essa forma de pensar seja errada mas ela pode ocasionar sites defasados já em seu lançamento, pois dependendo do tamanho, um site pode levar meses para ficar pronto.

O GDD é justamente contra isso, pois é um desenvolvimento orientado ao crescimento e trata o site como um organismo vivo e principal gerador de resultados da empresa.

Sabemos que o mercado continua em plena evolução e com certeza essa lista no futuro irá crescer.

Porém, se consideramos os dias atuais, entender esses pontos já será uma grande mão na roda. Curtiu o post? Participe da conversa conosco.

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