O que você deve saber antes de criar o site profissional da sua empresa

Mais do que um cartão de visita online, o site institucional da empresa é uma ferramenta de comunicação e aquisição portanto precisa transmitir profissionalismo

Já ouviu falar que website é um simples cartão de visita online? Na verdade, ele pode ser muito mais do que isso. Um site profissional oferece diferentes recursos que permitem aumentar a base de contato da sua empresa (leads) e ainda trabalhar SEO e Marketing Digital. 

Ou seja, sites institucionais são verdadeiras ferramentas de comunicação e aquisição que permitem que sua marca seja encontrada no Google e inclusive pelas pessoas certas no melhor momento. 

Quer entender como fazer isso? E também outras coisas fundamentais que você precisa saber antes de criar um website profissional? Confere esse post Marketagem até o fim porque você vai descobrir os benefícios e custos de investir no site profissional da sua empresa. 

Benefícios de criar um site profissional da marca

  • Sua empresa oferece mais canais de comunicação: novos pontos de contato da marca, cada vez mais importantes, são criados quando você tem um site profissional. A página Fale Conosco é uma delas, mas também tem os emails corporativos que ajudam na comunicação e no fortalecimento da credibilidade da empresa.
  • A marca aparece no Google ou outros buscadores: quando sua empresa tem um site institucional, ela pode investir em SEO (Search Engine Optimization) que  é um conjunto de estratégias de otimizações de páginas realizadas para facilitar a vida dos usuários do Google e fazer seus possíveis clientes encontrarem seu negócio online.
  • Facilita geração de leads: os formulários presentes no site da empresa permitem que os internautas troquem seus dados pessoais por algo de interesse deles (ex: materiais gratuitos, entrar em contato com sua marca, etc.). E quando eles autorizam, é possível, por exemplo, desenvolver um relacionamento por meio de campanhas de email marketing, entre outras estratégias de Marketing Digital.
  • Permite segmentação de público-alvo: para realizar uma comunicação mais personalizada, a dica é organizar a base de contatos em segmentos. Além de facilitar a nutrição de leads (relacionamento via email marketing), também ajuda a oltimizar a produção de conteúdo do site por meio da criação de personas
  • Maior credibilidade: se antes ter um site era um diferencial competitivo, após a Covid-19 esse tipo de presença digital se tornou uma necessidade. Até porque quem não comprava online antes, passou a comprar. Sem contar que nos dias de hoje ser encontrado no Google é sinônimo de mais confiança dos internautas. 
  • Prova social: outra vantagem de ter um site institucional é poder reunir depoimentos de seus clientes. O que ajuda muito o seu negócio ganhar mais credibilidade e conquistar a confiança de quem ainda não conhece a marca.
  • Permite conhecer o comportamento dos visitantes mais a fundo: quando você tem um site profissional pago, como por exemplo no WordPress, por oferecer mais recursos, é impossível instalar pesquisas online e mapas de calor (heatmaps). O que ajuda tomar decisões com base em dados reais. Coisa que em sites pessoais não têm como fazer por limitações técnicas dos criadores gratuitos.

Criação de sites profissionais: ferramenta gratuita ou site pago?

Criar site grátis é recomendado para freelancers e MEI 

As plataformas de criação de site gratuito como, por exemplo, Wix são ótimas soluções para quem está começando e não requer uploads de arquivos pesados ou muitos documentos. Principalmente para pessoas que trabalham em um determinado nicho e querem conquistar clientes como freelancer. 

Isso porque são ótimos cartões de visita online servindo inclusive como site pessoal para portfólio (lembrando que não são recomendados para quem é designer ou fotógrafo porque esses profissionais costumam usar porfólios online específicos que são famosos na área por suportarem os tipos de arquivos que essas carreiras demandam). 

Criar site grátis também pode ser uma boa ideia para microempreendedores individuais (MEI) que estão começando no Marketing Digital. Principalmente quando também usam as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn) para promover seus trabalhos e manter o relacionamento com o público-alvo e fechar vendas. 

Porém, não costuma valer muito a pena para empresas em geral que desejam ser encontradas por seu público-alvo no Google ou outros buscadores. Isso porque os criadores de site gratuitos têm limitações tecnológicas como:

  • Não têm muitos recursos
  • Não permite customização 
  • Não tem como realizar otimizações de páginas (não tem como trabalhar SEO)

Criar site profissional pago é recomendado para empresas que querem ser encontradas no Google

Investir na criação de site profissional pago é um dos passos mais importantes no processo de digitalização de empresas

Isso porque, além de você criar novos pontos de contato da marca (Fale Conosco e emails corporativos – ex: email@suamarca.com.br), ainda está construindo as bases para que o Google saiba que suas páginas existem e até mesmo para a criação de campanhas de anúncios online no buscador (Google Ads).

Além de permitir o trabalho de SEO, criar site profissional pago também transmite maior credibilidade para sua marca. O que vai além de um layout bonito e funcional porque colabora inclusive no fortalecimento da comunicação visual da empresa. 

Isso é possível porque os planos pagos do WordPress, por exemplo, oferecem muito mais recursos e instalações de plugins. O que viabiliza a customização das suas páginas passando inclusive um ar de profissionalismo para quem acessa. 

E como a primeira impressão é a que fica, vale a pena ter um cuidado especial no site institucional. Até porque é por meio dele que muitos possíveis clientes acabam conhecendo seu negócio. 

Sem contar que o site pago possibilita a integração de diferentes canais de Marketing Digital da sua marca. O que costuma potencializar resultados das estratégias de Instagram e Facebook.

  • Permite que as pessoas encontrem sua empresa no Google
  • Site institucional pode ser customizado e otimizado para SEO
  • Layout mais personalizado agrega à comunicação visual da sua marca e transmite mais profissionalismo aos visitantes
  • Possibilita  potencializar resultados com Marketing Digital (ir além do Instagram, aumentando base de contato, trabalhando campanhas de email marketing e Google Ads, etc). 

Quanto custa um site profissional 

Ter um website da empresa feito com design customizado em um criador de site profissional com maior variedade de recursos como o WordPress é um bom investimento porque fortalece a marca, trabalha o Marketing Digital, faz a empresa aparecer no Google e até mesmo ajuda no crescimento das vendas. 

Portanto se você levar em conta a relação custo/benefício, é um investimento baixo que vale a pena porque traz resultados duradouros. Alguns ao curto prazo como o investimento em Google Ads e outros ao médio ou longo prazo como vendas nas redes sociais e SEO. 

Quer saber quanto você precisa investir em um site profissional para sua empresa? Não tem como informar um valor preciso, até porque o custo da mão-de-obra e das ferramentas para criação de site pago variam bastante. Mas, nós do Marketagem, vamos apontar os principais custos que você precisa colocar na planilha. Confira:

Domínio

É o endereço eletrônico do seu site propriamente dito. Como, por exemplo, https://marketagem.com.br/. 

Para ter um domínio. com.br como no nosso, você precisa fazer uma pesquisa no Registro.br para saber se o domínio com o nome da sua marca está disponível, caso esteja, é só comprar. 

O pagamento é anual e custa em torno R$ 40 e depois é so ir pagando as renovações. Mas, também tem como comprar registro por 2 anos por R$ 76. Vale lembrar que o registro da sua marca no INPI não é uma despesa obrigatória para quem tem site

Hospedagem

É a contratação de provedor para seu site. Lembrando que existem diferentes planos de hospedagem sendo que os mais básicos custam cerca de R$ 9,90 por mês. 

Vale lembrar que alguns serviços incluem SSL grátis por 1 ano (o Google entende o site como seguro quando tem esse certifiicado), domínio, 3 emails corporativos, além de armazenamento e transferência ilimitadas.

Desenvolvimento do site profissional 

Empreendedores que pretendem fazer um site profissional pago precisam contratar uma empresa ou freelancer, que emita nota fiscal, para desenvolver o website. Então esse custo varia bastante. 

Até porque há modelos mais simples como o site institucional sem blog e outros que requerem ainda mais customização como, por exemplo, o site institucional com blog, entre outros. 

Mas, para se ter uma ideia, um site profissional mais simples normalmente custa em torno de R$ 2 mil a R$ 4 mil. Então vale a pena pesquisar antes da compra.

O preço é um ponto a ser levado em consideração, porém não o único. Portanto a dica é levar em conta também expertise, experiência e reputação da empresa que vai criar o site profissional do seu negócio para você não ter decepções ou prejuízos futuros.

Marketing Digital precisa entrar também nos custos do seu site profissional

Como é uma área bem ampla, o investimento em Marketing Digital pode ser dividido em algumas áreas. Vale ressaltar que você não vai precisar gastar tudo de uma vez só e logo no início.

Os principais custos abaixo estão listados, mais ou menos, por ordem de prioridade. E inclusive faz mais sentido eles irem entrando na realidade do seu negócio conforme ele for ganhando maturidade no digital.

Ou seja, se você acaba de começar a digitalização da empresa, o investimento em redes sociais e site devem ser prioridades. 

Já se você tem site institucional há tempos (tem até blog da marca), tem presença online forte no Instagram e Facebook, então o investimento de anúncios online (Facebook Ads, Instagram Ads e até Google Ads) é recomendado. Enquanto SEO seria para o próximo passo.

  • Custos com produção de conteúdo das páginas do site
  • Orçamento dos anúncios online (Ads)
  • Custos com gestão de Redes Sociais
  • Investimento em email marketing
  • Investimento em SEO

Conclusão

A criação de sites profissionais é uma das etapas mais importantes no processo de digitalização de empresas. Isso porque um site institucional transmite mais credibilidade e profissionalismo a sua empresa quando é bem feito.

Além disso, com um website é possível ser encontrado no Google e elevar o trabalho de Marketing Digital do seu negócio a um outro nível. O que costuma trazer excelentes resultados ao médio ou longo prazo.

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