Já ouviu falar que website é um simples cartão de visita online? Na verdade, ele pode ser muito mais do que isso. Um site profissional oferece diferentes recursos que permitem aumentar a base de contato da sua empresa (leads) e ainda trabalhar SEO e Marketing Digital.
Ou seja, sites institucionais são verdadeiras ferramentas de comunicação e aquisição que permitem que sua marca seja encontrada no Google e inclusive pelas pessoas certas no melhor momento.
Quer entender como fazer isso? E também outras coisas fundamentais que você precisa saber antes de criar um website profissional? Confere esse post Marketagem até o fim porque você vai descobrir os benefícios e custos de investir no site profissional da sua empresa.
As plataformas de criação de site gratuito como, por exemplo, Wix são ótimas soluções para quem está começando e não requer uploads de arquivos pesados ou muitos documentos. Principalmente para pessoas que trabalham em um determinado nicho e querem conquistar clientes como freelancer.
Isso porque são ótimos cartões de visita online servindo inclusive como site pessoal para portfólio (lembrando que não são recomendados para quem é designer ou fotógrafo porque esses profissionais costumam usar porfólios online específicos que são famosos na área por suportarem os tipos de arquivos que essas carreiras demandam).
Criar site grátis também pode ser uma boa ideia para microempreendedores individuais (MEI) que estão começando no Marketing Digital. Principalmente quando também usam as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn) para promover seus trabalhos e manter o relacionamento com o público-alvo e fechar vendas.
Porém, não costuma valer muito a pena para empresas em geral que desejam ser encontradas por seu público-alvo no Google ou outros buscadores. Isso porque os criadores de site gratuitos têm limitações tecnológicas como:
Investir na criação de site profissional pago é um dos passos mais importantes no processo de digitalização de empresas.
Isso porque, além de você criar novos pontos de contato da marca (Fale Conosco e emails corporativos – ex: email@suamarca.com.br), ainda está construindo as bases para que o Google saiba que suas páginas existem e até mesmo para a criação de campanhas de anúncios online no buscador (Google Ads).
Além de permitir o trabalho de SEO, criar site profissional pago também transmite maior credibilidade para sua marca. O que vai além de um layout bonito e funcional porque colabora inclusive no fortalecimento da comunicação visual da empresa.
Isso é possível porque os planos pagos do WordPress, por exemplo, oferecem muito mais recursos e instalações de plugins. O que viabiliza a customização das suas páginas passando inclusive um ar de profissionalismo para quem acessa.
E como a primeira impressão é a que fica, vale a pena ter um cuidado especial no site institucional. Até porque é por meio dele que muitos possíveis clientes acabam conhecendo seu negócio.
Sem contar que o site pago possibilita a integração de diferentes canais de Marketing Digital da sua marca. O que costuma potencializar resultados das estratégias de Instagram e Facebook.
Ter um website da empresa feito com design customizado em um criador de site profissional com maior variedade de recursos como o WordPress é um bom investimento porque fortalece a marca, trabalha o Marketing Digital, faz a empresa aparecer no Google e até mesmo ajuda no crescimento das vendas.
Portanto se você levar em conta a relação custo/benefício, é um investimento baixo que vale a pena porque traz resultados duradouros. Alguns ao curto prazo como o investimento em Google Ads e outros ao médio ou longo prazo como vendas nas redes sociais e SEO.
Quer saber quanto você precisa investir em um site profissional para sua empresa? Não tem como informar um valor preciso, até porque o custo da mão-de-obra e das ferramentas para criação de site pago variam bastante. Mas, nós do Marketagem, vamos apontar os principais custos que você precisa colocar na planilha. Confira:
É o endereço eletrônico do seu site propriamente dito. Como, por exemplo, https://marketagem.com.br/.
Para ter um domínio. com.br como no nosso, você precisa fazer uma pesquisa no Registro.br para saber se o domínio com o nome da sua marca está disponível, caso esteja, é só comprar.
O pagamento é anual e custa em torno R$ 40 e depois é so ir pagando as renovações. Mas, também tem como comprar registro por 2 anos por R$ 76. Vale lembrar que o registro da sua marca no INPI não é uma despesa obrigatória para quem tem site.
É a contratação de provedor para seu site. Lembrando que existem diferentes planos de hospedagem sendo que os mais básicos custam cerca de R$ 9,90 por mês.
Vale lembrar que alguns serviços incluem SSL grátis por 1 ano (o Google entende o site como seguro quando tem esse certifiicado), domínio, 3 emails corporativos, além de armazenamento e transferência ilimitadas.
Empreendedores que pretendem fazer um site profissional pago precisam contratar uma empresa ou freelancer, que emita nota fiscal, para desenvolver o website. Então esse custo varia bastante.
Até porque há modelos mais simples como o site institucional sem blog e outros que requerem ainda mais customização como, por exemplo, o site institucional com blog, entre outros.
Mas, para se ter uma ideia, um site profissional mais simples normalmente custa em torno de R$ 2 mil a R$ 4 mil. Então vale a pena pesquisar antes da compra.
O preço é um ponto a ser levado em consideração, porém não o único. Portanto a dica é levar em conta também expertise, experiência e reputação da empresa que vai criar o site profissional do seu negócio para você não ter decepções ou prejuízos futuros.
Como é uma área bem ampla, o investimento em Marketing Digital pode ser dividido em algumas áreas. Vale ressaltar que você não vai precisar gastar tudo de uma vez só e logo no início.
Os principais custos abaixo estão listados, mais ou menos, por ordem de prioridade. E inclusive faz mais sentido eles irem entrando na realidade do seu negócio conforme ele for ganhando maturidade no digital.
Ou seja, se você acaba de começar a digitalização da empresa, o investimento em redes sociais e site devem ser prioridades.
Já se você tem site institucional há tempos (tem até blog da marca), tem presença online forte no Instagram e Facebook, então o investimento de anúncios online (Facebook Ads, Instagram Ads e até Google Ads) é recomendado. Enquanto SEO seria para o próximo passo.
A criação de sites profissionais é uma das etapas mais importantes no processo de digitalização de empresas. Isso porque um site institucional transmite mais credibilidade e profissionalismo a sua empresa quando é bem feito.
Além disso, com um website é possível ser encontrado no Google e elevar o trabalho de Marketing Digital do seu negócio a um outro nível. O que costuma trazer excelentes resultados ao médio ou longo prazo.
Tel: (21)4042-4410
Email: contato@marketagem.com.br
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