Para criar um site, é preciso saber programar?

Criar um site é essencial para o desenvolvimento do seu projeto ou negócio online, mas também para criar uma presença online sólida, que irá assegurar uma maior proximidade com seu lead ou cliente. Contudo, nem sempre o orçamento é o mais elevado para que você consiga criar um site que seja de seu interesse e que responda às necessidades de seu público-alvo.

Portanto, chega o momento em que há a seguinte questão, mesmo que seja necessário investir muito tempo: será que é necessário entender de códigos para conseguir criar seu site? Ora, essa é uma questão complexa e pessoal, para a qual obviamente não há uma resposta simples. Tudo depende do contexto, de seu tempo disponível, de sua estratégia enquanto empreendedor digital e também seus objetivos.

Por essa razão, decidimos ajudar com esse artigo completo, e com tutoriais de HTML e PHP, que poderão ser os primeiros passos a dar na hora de criar um site, fornecendo todas as chaves para você pesar os prós e os contras de codificar seu website ou não.

Primeira questão: o que significa aprender a codificar?

Atualmente, existem centenas de linguagens de computador diferentes e, obviamente, nem todas são úteis para a construção de um site. Em nada adianta entender como codificar um conteúdo de texto, quando em seu website é necessário estruturar e tornar responsivo, por exemplo. 

Assim, para entender melhor do que estamos falando, devemos primeiro relembrar o funcionamento geral de um site, que acaba se regendo pelos seguintes passos:

  1. Ao entrar em uma URL no navegador da web, você envia uma solicitação a esse servidor. 
  2. Dependendo da solicitação, o servidor da web chama o banco de dados ou executa certos scripts, enviando uma resposta de retorno ao navegador. 
  3. No lado do servidor, acaba-se usando uma linguagem de script como PHP, Python ou Ruby, entre outras. 
  4. Logo, essa linguagem de script gera um código HTML, sendo que esse navegador interpretará o código HTML para exibir a tal página da web. 

Portanto, usamos a linguagem HTML para estruturar o conteúdo de uma página, mas também CSS para o gerenciamento de estilos e JavaScript para energizar as páginas. Como no exemplo.

Toda essa linguagem também se chama de arquitetura web, que acaba explicando como é possível acessar um site e como a codificação faz com que seja possível receber leads e usuários em sua página.

O especialista Daniel Arend listou também 4 coisas que você precisa saber antes de criar um site. Confira as dicas no vídeo.

Passos para aprender a codificar seu site

Tendo uma maior compreensão de codificação em seu website entenda que, quando buscamos aprender a codificar para criar um site, tencionamos dominar a base mínima de conhecimento para criar um site que vá de A a Z.

Contudo, isso não significa, necessariamente, dominar uma linguagem de computador. Isso porque, a crescente simplicidade da linguagem CMS, um software pago como criadores de websites da Wix ou da Weebly, ou mesmo CMS de código aberto como o WordPress, torna possível criar um site sem um grande conhecimento prévio.

Porém, independente da sua escolha de CMS, as competências necessárias poderão variar bastante, como é possível concluir a partir desta tabela atualizada:

Tipo de websites Competências
Site de demonstração – software pago
Exemplo: Wix, Jimdo, Weebly
Sem necessidade de vasto conhecimento prévio.
Site de demonstração –
Exemplo de CMS de código aberto : WordPress ou Joomla
Configuração de hospedagem compartilhadaConhecimento mínimo de HTML/ CSSEntendimento mínimo de PHP e SQL: sendo útil, mas não necessário.
Site de E-commerce – CMS de código aberto ou outro tipo de site personalizado  Administração de servidor dedicadoHTML/ CSS: nível médioPHP (ou outra linguagem de servidores): nível médioJavascript: nível base.

Podemos, portanto, concluir que, na maioria dos casos, alguém sabe como codificar o seu site quando tem um bom comando de uma linguagem no lado do servidor. Por conseguinte, o domínio de HTML/ CSS – ou até mesmo alguns fundamentos em Javascript -, costuma ser muito natural, quando se aprende PHP.

Casos em que não é necessário saber codificar

Já não tem tempo suficiente para codificar seu website

Para que perceba se vale a pena aprender a codificar seu website, deve-se entender qual é sua disponibilidade e tempo. Isso porque, iniciar um site, com um negócio ou projeto online de base, não se trata apenas de desenvolver o site. 

Tudo o que passe por aquisição de tráfego, estratégias de marketing, processamento de leads, parcerias, financiamento, gerenciamento de profissionais, bem como outros requerimentos, vão acabar pesando em seu tempo. 

É preciso se concentrar, enquanto empreendedor digital, em pontos nas áreas que você vai ter o maior valor agregado possível. Por exemplo, só porque você não conseguiu motivar um desenvolvedor web a se juntar ao seu projeto, não significa que você precise de imediato se tornar em um desenvolvedor ou codificador.

Entenda que saber contratar bons profissionais, quer sejam em agências online ou até mesmo freelancers, poderão não só poupar muito de seu tempo precioso como, a custos menos elevados, possam resolver seu problema – respeitando suas exigências -, a um nível profissional.

Lembre-se que, quer seja uma página web, ou o próprio website, terão que fazer sentido com seu negócio online, tendo um padrão e indo de acordo com seus objetivos.

Considere um software que simplifique a criação de seu site

Caso você esteja buscando um site de demonstração, tais como apresentação de serviços, produto, blog ou de portfólio pessoal, saiba que existem diferentes criadores de website que vão simplificar muito sua vida.

Exemplos claro desses softwares são o Wix, Jimdo ou até mesmo o Shopify, que focam mais na construção de lojas online. Ora qualquer uma dessas opções, apresentando já dezenas de templates de alta qualidade, por valores entre os 30 a 300 reais por mês, irão dar acesso a uma interface e dashboard muito simples para editar seu website. Em muitos casos, até poderá comprar aplicativos, para tornar seu website ainda mais apelativo e completo.

Porém, tenha em consideração que esse software oferece menos flexibilidade do que um CMS de código aberto como WordPress. Ainda assim, são muito mais fáceis de editar e construir, principalmente para um empreendedor que não tenha conhecimento em codificação de websites.

SIM, é necessário você aprender a codificar seu site

Os conhecimentos obtidos irão o ajudar a crescer

Claramente, se considera que é mais do que capaz em codificar um website, tendo também auxílio de linguagens e plataformas, com certeza irá se tornar muito mais valioso, criar um website que vai de encontro com o que você pretende.

Para além disso, ao compreender melhor o funcionamento de seu site, sua arquitetura, suas restrições, você estará muito mais apto a orientar as melhorias desse mesmo site. Ou seja, você terá ideias mais relevantes, mais precisas e, acima de tudo, estará em melhor posição para implementar um processo de melhoria contínua. É importante também realçar que uma cultura técnica mínima adquirida é muito útil em marketing online. Isso porque, o saber nunca ocupou lugar, como se costuma dizer.

Esses são alguns exemplos de como ter um conhecimento profundo na construção de seu website poderá ajudar: reconhecimento de um plano sólido na marcação das Análises (dashboard), modelos de e-mail HTML, monitoramento da capacidade de entrega, consultas SQL para um painel, entre outras competências. Também no web design, uma cultura técnica mínima, pelo menos a nível HTML / CSS, será sempre muito útil.

Eis outros exemplos que farão repensar como saber como codificar o poderá ajudar enquanto dono de um website:

  • Site não está funcionando: terá uma percepção melhor dos problemas, que pode ir muito além da capacidade do servidor.
  • Problemas com automatização de conteúdos: mesmo em sites de demonstração existem problemas. Por isso mesmo é que é importante entender como os poderá resolver rapidamente.
  • Modificar páginas web e sua estrutura: ao saber codificar, não estará dependente da contratação de um profissional, poupando muito tempo e valor de seu orçamento. Porém, se você precisar realmente contratar uma empresa para criar seu site, é importante que ela entregue não apenas um site pronto com lorem ipsum, mas com conteúdo produzido e otimizações iniciais para aparecer no Google ou outros buscadores. 
  • Usuário relata um problema em seu site: poderá agir no momento, não correndo o risco de perder potenciais leads ou até mesmo potenciais clientes, porque, por exemplo, seu site não está funcionando corretamente, podendo até mesmo estar fora do ar.

Tem alternativas sólidas para aprender a codificar com facilidade

Cada vez mais, existem alternativas e formas de aprender a codificar, dando especial realce a soluções tais como: o surgimento de MOOCs, cursos online interativos e gratuitos como o CodeAcademy e até programas nacionais para promover a educação da codificação informática, tudo porque, cada vez mais, se acredita que o conhecimento avançado de codificação poderá ser determinante para conseguir responder às necessidades do mercado.

Assim, ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, codificar páginas web ou até mesmo um site inteiro já não dá as dores de cabeças ou até as despesas, como no passado. Atualmente, para além da muita informação online grátis, terá acesso a CMS aberto e até plataformas de baixo custo que darão as bases para que você comece rapidamente construindo seu website, sem que tenha necessariamente que ultrapassar seu orçamento inicial.

No final, o aprendizado irá permitir que você tenha um maior conhecimento de seu negócio e website, respondendo mais rapidamente a todas as necessidades que surjam pelo caminho.

Conteúdo feito em parceria com a Webolto, de Portugal,  que é especialista em suporte a empreendedores digitais nas diferentes fases dos projetos: gestão. design e marketing.

Receba conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital em seu e-mail!

Previous Post

Empreendedorismo digital: é possível começar com um site simples

Next Post

O que é um CRM e como ele pode ajudar a criar melhores campanhas de Marketing

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top
Abrir a conversa
1
Fale com um especialista pelo Whatsapp
Olá! 👋
Caso tenha alguma dúvida, fale com um especialista por aqui!