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3 Perguntas que você deve fazer antes de definir seu Plano de Social Media

plano de social media

Para difundir a sua marca nas Redes Sociais e efetivamente conseguir se conectar com seu público, é fundamental contar com um Plano de Social Media que guie seus passos. 

Agora, por onde começar a fazer isso?

No post de hoje, vou compartilhar três perguntas fundamentais que você deve responder na hora de criar seu plano de social media.

Por que você precisa de um Plano de Social Media?

Atualmente, cada vez mais pessoas se conectam às Redes Sociais para encontrar pessoas, se entreter e se informar, e temos certeza de que o seu público não é a exceção!

Por isso, você também deve fazer parte desse universo.

Aqui, você vai poder ver algumas estatísticas que vão lhe ajudar a conhecer o panorama no que se refere a Social Media e Marketing Digital:

estatísticas da internet e redes sociais

Os números vistos mostram a importância crescente das Redes Sociais no âmbito do marketing e da publicidade.

Pautar e publicar em Social Media é, hoje em dia, um requisito indispensável para toda e qualquer marca que queira se conectar com seu público e estar presente na mente e na vida dos consumidores.

Mas não se trata somente de criar contas nas Redes Sociais e publicar qualquer coisa: você precisa de um Plano de Social Media! Contar com um planejamento não só vai guiar seus passos como também vai permitir medir o desempenho das ações em relação aos objetivos que você definiu.

Pois agora vou mostrar como você pode criar seu próprio Plano de Marketing Digital a partir de 3 eixos:

As 3 perguntas que você precisa responder

Estas três perguntas básicas são as que vão lhe guiar na criação do seu Plano de Social Media. À continuação, vou mostrar como você pode responder cada uma destas perguntas. Vamos lá?

1- O Que publicar?

Antes de qualquer coisa, você deve ser perguntar o que você vai oferecer às pessoas no que se refere a valor agregado já que você deve brindar algo para seu público se quiser ganhar seguidores.

Para responder esta pergunta, é preciso conhecer o seu público, já que somente dessa maneira você vai poder oferecer conteúdos relevantes.

Para definir o perfil do seu público-alvo, você tem que conhecer:

  1. Gênero
  2. Faixa Etária
  3. Nível de Estudos
  4. Hierarquia no lar
  5. Nível socioeconômico
  6. Estilo de vida
  7. Hábitos de consumo

De fato, conhecer as pessoas a que você se dirige com suas publicações vai lhe ajudar (e muito) a selecionar os seus conteúdos. Aliás, não é a mesma coisa falar com adolescentes do que com idosos.

Uma vez que o perfil do seu público esteja definido, chega o momento de definir sua estratégia editorial. Neste sentido, você pode:

  • Criar um blog para sua marca: esta é a melhor maneira de criar conteúdos originais para compartilhar nas Redes Sociais. Dessa forma, você vai contar com um meio para difundir suas propostas, ganhar subscritores e otimizar seus conteúdos do ponto de vista SEO para melhorar o seu ranking nos motores de buscas.
  • Aconselho que você crie seu blog no WordPress, já que essa plataforma permite instalar vários plugins gratuitos e muito úteis para suas campanhas. Por exemplo, recomendo que você instale o Yoast para WordPress, uma ferramenta que vai lhe permitir otimizar seus artigos para garantir que sejam encontrados pelos usuários com mais facilidade.
  • Selecione seus conteúdos a partir das Principais Tendências: assim, você garante a existência de uma “demanda efetiva” para suas postagens. Para isso, você pode consultar Google Trends. Na plataforma, dá pra saber quais são as temáticas mais populares do momento. Também aconselho que você dê uma olhada nas Trending Topics ou Tendências do Twitter da sua cidade para saber quais são os assuntos de maior interesse dos usuários. Na sequência, você vai ver como conhecer as tendências de cada cidade no Twitter:

Tendencias Twitter

  • Siga contas relevantes e compartilhe seus conteúdos: além de criar seus próprios artigos, quando você administrar suas próprias contas nas Redes Sociais (como veremos no próximo passo), você pode compartilhar posts de outros usuários influencers do seu setor (sem que sejam concorrentes). Isso vai lhe ajudar a ganhar visibilidade.
  • Trabalhe com guest posting: finalmente, uma excelente estratégia para aumentar sua difusão e ampliar seu público é fazer guest posting. Basicamente, se trata de fazer um intercâmbio com outro blog influente do seu setor. Você publica um artigo no blog de terceiros e eles, um no seu. Dessa forma você expõe seus conteúdos a um público semelhante e pode ganhar novos subscritores.

2- Onde Publicar

O próximo passo da criação de um Plano de Social Media é decidir em quais Redes Sociais você vai difundir seus conteúdos. E de que depende essa decisão?

De conseguir encontrar a melhor combinação entre o perfil do seu público e as características de cada Rede Social. 

Assim, você garante a publicação dos conteúdos corretos e, com isso, consegue se conectar com seu target.

Neste ponto, para lhe ajudar a entender melhor o panorama, vamos dar uma olhada nas principais características das redes sociais mais importantes:

  • Facebook: a maior de todas (consequentemente, é o ‘must’ no que se refere a Social Media Marketing). Publicar no Face não só vai lhe ajudar a difundir as suas propostas, também lhe permite aproveitar as vantagens adicionais desta rede, como o serviço de publicidade dos anúncios do Facebook e os aplicativos para aumentar as interações do seu público.
  • Twitter: outra das Redes Sociais praticamente ‘obrigatórias’. Seu funcionamento dinâmico, estilo microblogging em tempo real é a melhor maneira de difundir as suas últimas novidades e cobrir eventos organizados pelo seu negócio minuto a minuto.
  • LinkedIn: plataforma indispensável na hora de garantir a presença do seu negócio no mundo profissional. O LinkedIn é, por excelência, o melhor meio para se conectar com profissionais e empresas. Além disso, permite que você crie uma página para sua marca e promova seus produtos a um público de escala global.
  • Pinterest: essa Rede Social funciona extremamente bem como “catálogo de produtos online” já que permite criar charmosas galerias com os produtos do seu negócio. Além disso, caso sua proposta tenha como público-alvo o universo feminino, essa plataforma é ideal, 85% do público é feminino.
  • Google+: por último, e também por ser a Rede Social desenvolvida pela mesma companhia que comanda o motor de buscas mais importante da atualidade, o Google+ é fundamental para favorecer o posicionamento dos seus conteúdos e melhorar seu ranking nos resultados das buscas.

Além de saber discernir entre as particularidades de cada Rede Social, você precisa respeitar os tamanhos de imagens indicados por cada uma delas. 

Fazer isso garante que seus canais tenham uma aparência profissional e passem uma boa impressão para seu público.

3- Como Publicar?

Depois de decidir quais são os canais nos quais você vai difundir os seus conteúdos, ideias e propostas, chega o momento de organizar as suas publicações e a gestão das mesmas.

Neste sentido, recomenda-se usar planilhas para Redes Sociais para que seu trabalho fique organizado e seja eficiente.

Na sequência, você tem o exemplo de nossa Planilha de Calendário para Redes Sociais.

Com ela, você pode organizar as postagens diárias, semanais e mensais. Clique na imagem para fazer o download e personalize-a de acordo com suas necessidades.

Manter suas postagens organizadas em planilhas permite que você tenha o registro de todas as suas publicações e evite repetições de conteúdos que, por exemplo, não tiveram um bom rendimento.

Ah! Além de manter seus conteúdos em ordem, é fundamental otimizar seu tempo de trabalho em Social Media através da automatização de postagens.

Aliás, há muitas vantagens em automatizar suas postagens:

  • Permite que você economize tempo de trabalho nas redes.
  • Ajuda a manter suas contas permanentemente atualizadas sem a necessidade de ficar online o tempo todo.
  • Permite que você possa programar suas publicações da semana ou do mês inteiro em somente um turno de trabalho.

Pra fazer isso, você pode usar Postcron.

Nossa ferramenta para programar postagens nas Redes Sociais. Dá até mesmo para agendar suas postagens e indicar o dia e a hora em que você quer que o conteúdo seja publicado.

Aliás, além de usar o App tradicional, você pode aproveitar a Extensão Postcron para Google Chrome, com a qual é possível agendar qualquer conteúdo que você encontre durante suas navegações em apenas alguns clics.

Comprove os resultados de seu Plano de Social Media

Por último, mas não menos importante, com o passar do tempo é fundamental medir o impacto das suas publicações em todas as Redes Sociais.

Para isso, você tem a possibilidade de usar programas para acompanhar métricas como o Google AnalyticsTwitter Analytics ou as Estatísticas de Facebook.

Igualmente, aconselho que você preste especial atenção a quais são as suas publicações que tiveram mais interações entre os usuários (likes, shares ou coments).

Identificar as postagens que mais interessam ao público permite que você crie conteúdos semelhantes.

Como complemento, outro ponto importante que você deve revisar através das métricas é quais são os melhores horários para publicar em cada Rede Social. 

Em outras palavras, saber a que horas você consegue ter mais respostas do público em cada cana. Isso vai lhe ajudar a obter melhores resultados e saber qual é o momento mais oportuno para publicar.

Espero que esse artigo seja útil para você conseguir criar um excelente Plano de Social Media!

E conta pra gente: como você organiza suas publicações nas Redes Sociais? Ah, não esqueça de compartilhar este post com seus contatos, alguém pode estar procurando exatamente essas informações. Até a próxima!

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