Por onde eu devo começar para vender online?

Você decidiu que queria empreender/ganhar dinheiro, estudou a ideia durante muito tempo e, finalmente, decidiu que vai começar a vender online. Esse é um grande passo, mas chegou a hora de fazer o planejamento para poder colocar sua proposta em prática. Por tanto, neste artigo, vamos trazer algumas dicas de como vender online.

Antes de começar, vale ressaltar que se programar é fundamental para que você dê início ao negócio próspero, sabendo exatamente como agir em relação  a cada aspecto que empreender exige. Dessa forma você dará cada passo de forma assertiva, o que aumenta as chances de sucesso. 

Defina o que vender e para quem 

As vendas online vêm crescendo cada vez mais no e-commerce, não é por acaso que o primeiro semestre de 2021 atingiu R$ 53,4 bilhões em faturamento. Esse número aponta um crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2020. A partir desses dados, é possível perceber que a competição nas vendas online pode ser acirrada. No entanto, há formas de se destacar entre a concorrência.

Para isso, você precisa vender produtos que atendam as necessidades do seu público-alvo de maneira diferenciada. Alguns segmentos de produtos que mais cresceram nesse primeiro semestre foram:   

  • Casa e decoração: 67%
  • Petshop: 56%
  • Departamento: 37%
  • Alimentos: 34%
  • Esportivo: 14%

Dessa forma, você pode criar estratégias de vendas, marketing e comunicação que atinjam os seus possíveis clientes, baseadas de acordo, como seus gostos, dores, desejos, gêneros e hobbies. 

Escolha os melhores canais de vendas

Uma das principais maneiras de vender online, é escolhendo os canais nos quais você fará isso. É possível vender por redes sociais, marketplaces ou até mesmo criando uma loja virtual própria. E o mais interessante é que não é necessário se limitar em apenas uma das formas. 

Outra estratégia interessante é criar seu site fazendo-o a partir de uma plataforma e-commerce, além de integrá-lo às redes sociais e marketplaces por onde você vende. Assim, você pode gerenciar todos os seus canais de venda em apenas um lugar

Faça um estudo sobre a concorrência

Para empreender, também é necessário analisar a concorrência. Ainda que o seu nicho seja muito específico, há muitas chances de você não ser o único neste segmento.

Por isso, você precisará observar todos os aspectos que puder, desde os preços até a maneira de como a marca concorrente se comunica. Fazendo isso, você pode encontrar formas e ideias para se sobressair no mercado. 

Planeje e invista na divulgação 

Começando o negócio do zero, é importante investir na divulgação para você ganhar espaço e para que as pessoas conheçam a sua loja virtual. Atualmente, há maneiras de direcionar anúncios ao seu público sem precisar gastar para isso. Basta apenas definir as personas e criar campanhas para atingir o seu público-alvo.

Fique tranquilo! 

Depois de fazer todo planejamento sobre como vender online, é hora de começar a colocar a estratégia em prática, porém, é preciso ter calma. Não tem problema começar aos poucos, entregando apenas em uma área mais próxima a você, por exemplo. Dessa forma, você vai evitar dar um passo maior que a perna e começar a entender seus primeiros clientes da melhor forma possível.

Essas foram nossas dicas de como começar a vender online. Passando confiança, no que se refere ao atendimento ou nos prazos de entrega, pode ser um passo, na medida certa, para conquistar mais clientes. 

Receba conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital em seu e-mail!

Previous Post

Marketing Digital na contabilidade: entenda o que realmente funciona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top
Abrir a conversa
1
Fale com um especialista pelo Whatsapp
Olá! 👋
Caso tenha alguma dúvida, fale com um especialista por aqui!