Presença nas redes sociais – Participar de todas ou não?

presença nas redes sociais

Se você trabalha ou pretende trabalhar com Marketing Digital, deve saber que ter presença nas redes sociais é essencial para manter relacionamento com clientes, possíveis clientes e com isso obter ótimos resultados, correto?

Porém ao traçar uma estratégia em redes sociais, o responsável por ela deve tomar uma decisão importantíssima, que é definir em quais redes sociais focar.

Se você deseja entender mais sobre o assunto e tomar a decisão correta, fique conosco.

Por que ter presença nas redes sociais?

Em várias postagens aqui do blog mencionamos o fato de estarmos em uma era de total diálogo entre pessoas e marcas. Nesse contexto, as redes sociais são as plataformas ideias para manter um bom relacionamento com o cliente ou futuro cliente.

Porém, existem várias redes disponíveis (Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, LinkedIn, etc) e para dificultar só mais um pouquinho, cada uma delas tem públicos e comportamentos bem específicos.

Portanto ter presença nas redes sociais não significa ter uma página no Facebook, ter um perfil no Instagram ou no Snapchat porque é o que está na moda.

Ter presença significa público engajado, conteúdo relevante e conexão com o propósito do negócio (empresa).

Como escolher a rede social ideal para trabalhar?

Antes de escolher qual rede social utilizar, deve-se responder a seguinte pergunta: “Qual é objetivo da empresa na internet?”

Existem várias possibilidades de resposta para essa pergunta, como:

  • Ter um novo canal de venda;
  • Aumentar o reconhecimento da marca;
  • Atender clientes e possíveis clientes com dúvidas;
  • Gerar conteúdo;
  • Entre outros…

Com esse objetivo macro em mente, vem a segunda pergunta:

No que a Rede Social pode ajudar na conquista desse objetivo macro?

Mais uma vez existirão várias respostas possíveis, como:

  • Ajudará levando pessoas até o site para comprar produtos ou serviços;
  • Ajudará no alcance de mais pessoas;
  • Ajudará na conexão com influenciadores do nicho de atuação;
  • Servirá como uma plataforma de viralização de conteúdo;
  • Ajudará sendo um dos ou o principal canal de diálogo com clientes e possíveis clientes;
  • Entre outros…

Com essas duas perguntas respondidas, a escolha das redes sociais adequadas pode ser feita.

Mas como foi dito anteriormente, cada rede social tem um público e um comportamento bem específico. Então, basta estudar os públicos das redes imaginadas e checar se estão conectados com a(s) persona(s) do negócio.

Leia também – Como montar personas para Marketing?

Então vamos lá, abaixo seguem alguns dados relacionados a comportamento e público de algumas redes sociais.

Pesquisa hábitos e comportamentos do usuário brasileiro nas redes sociais, da E.life

A pesquisa Hábitos e comportamentos do usuário brasileiro nas Redes Sociais tem como objetivo compreender as redes mais usadas no país e o perfil de seus usuários,  além de estudar características do uso de mobile e uma visão mais estratégica do todo.

A pesquisa 2016 encontra-se disponível para compra e no site tem alguns aprendizados do estudo desse ano. Vale a pena checar.

Pesquisa Digital In 2016, da We are Social

Esse é um estudo bastante robusto que apresenta estatísticas e tendências do digital como um todo e foi realizado ao longo do último trimestre de 2015.

Como não tem como falar de digital sem falar de redes sociais, ele apresenta bastante coisa interessante sobre o assunto. São 537 páginas de puro conteúdo.

Facebook e Instagram: um comportamento diferente para cada Feed

O próprio Facebook conduziu uma pesquisa online com pessoas de 18 a 64 anos na Austrália, no Brasil, nos Estados Unidos, na França, no Japão e no Reino Unido que utilizam as plataformas pelo menos semanalmente.

A ideia principal era analisar dados e como as pessoas reagem no Feed de cada mídia.

Abaixo segue um infográfico com dados desse estudo:

Pesquisa Facebook

Pelo próprio infográfico já podemos notar a diferença de uso do Facebook e do Instagram.

Para finalizar, o ranking das redes sociais mais acessadas no Brasil pelo Alexa.

  1. Youtube
  2. Facebook
  3. Instagram
  4. Whatsapp
  5. Twitter
  6. LinkedIn
  7. Slideshare

Diante disso fica claro que boa parte dos Brasileiros estão no Youtube, Facebook e Instagram.

E aí? curtiu os dados apresentados? Como está a sua presença nas redes sociais? Usa todas ou somente as que considera adequadas? Participe da conversa conosco.

Sobre o Autor

Formado em Publicidade e com MBA em Gestão de Projeto. Possui sólida experiência em Marketing Digital e é especialista em SEO. Além disso é co-fundador da Search Lab e fundador do Marketagem.

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