Essa é uma dúvida comum até entre profissionais de Marketing Digital (não só de quem é universitário ou pretende entrar no mercado). Apesar de um conceito ter tudo a ver com o outro, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing não são a mesma coisa. Quer entender a diferença? Fique ligado então no nosso post.
Conquistar clientes e fortalecer a marca no meio online não é tarefa fácil. Por isso existem diferentes métodos usados por quem trabalha com Marketing Digital. Embora sejam opostos, é comum as empresas investirem tanto em Outbound quanto em Inbound Marketing. Vamos entender então o que é cada um:
Também chamado por alguns de marketing de atração, essa metodologia tem como objetivo fazer as pessoas certas procurarem a empresa para fecharem negócio quando estiverem preparadas para isso. Ou seja, o método é o oposto do Outbound já que não cria campanhas de publicidade para anunciar em veículos de massa.
Pelo contrário, a metodologia Inbound Marketing trabalha com segmentação de target. Dessa forma consegue atrair visitantes que irão se tornar leads e oportunidades para só depois virarem clientes (e o marketing de atração ainda conta com estratégias para fidelização deles), mas tudo no tempo de cada pessoa respeitando a jornada de compra e as etapas do funil de marketing.
Leia também:
Quanto investir em Facebook Ads
Qual a diferença entre Google Ads e Facebook Ads
O método oferece a solução perfeita para a pessoa certa no momento mais adequado. E isso é possível porque a metodologia Inbound trabalha com segmentação de público-alvo. O que possibilita elaborar todas as estratégias com base no funil de marketing e na jornada de compra do cliente.
Também conhecido como Content Marketing (termo em inglês), o Marketing de Conteúdo é responsável pelo planejamento, análise e produção de conteúdo relevante, útil e atraente.
Por esse motivo é tão associado ao Inbound Marketing já que o objetivo da metodologia é atrair as pessoas certas para comprar produtos ou serviços (quando chegarem ao topo do funil). Como para isso é necessário oferecer o conteúdo adequado com base em cada etapa, o Content Marketing é indispensável.
Umas das melhores definições é a de Joe Pulizzi (autor do livro Marketing de Conteúdo Épico): ‘processo de marketing e de negócios para criação e distribuição de conteúdo valioso e convincente para atrair, conquistar e envolver um público-alvo claramente definido e compreendido – com o objetivo de gerar uma ação lucrativa do cliente’. E para isso, é preciso:
Na prática, quem trabalha com Marketing de atração faz uso das estratégias de Content Marketing como uma arma poderosa para começar uma conversa com o público-alvo. Para assim atrair, engajar, converter, conquistar e fidelizar clientes.
O que você não pode perder de vista é que a metodologia Inbound tem como objetivo atrair pessoas para fechar negócio com a empresa no momento certo (ou seja, respeitando as etapas do funil de marketing e a jornada de compra). E para obter esse resultado, o marketing de atração conta com o apoio do Marketing de Conteúdo.
Portanto quando uma empresa decide atrair e fidelizar clientes respeitando sua jornada de compra (sem forçar vendas) e segmentando bem o target, ela está adotando a metodologia Inbound Marketing. Mas, a partir do momento que ela utiliza o conteúdo relevante como estratégia para atingir esse resultado já está fazendo uso do Content Marketing.
Ainda com dúvida sobre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing? Compartilhe com a gente nos comentários.
Tel: (21)4042-4410
Email: contato@marketagem.com.br
©2020. Todos os direitos reservados