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Qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de conteúdo?

diferenças entre inbound marketing e marketing de conteúdo

Essa é uma dúvida comum até entre profissionais de Marketing Digital (não só de quem é universitário ou pretende entrar no mercado). Apesar de um conceito ter tudo a ver com o outro, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing não são a mesma coisa. Quer entender a diferença? Fique ligado então no nosso post.  

Metodologias de Marketing Digital

Conquistar clientes e fortalecer a marca no meio online não é tarefa fácil. Por isso existem diferentes métodos usados por quem trabalha com Marketing Digital. Embora sejam opostos, é comum as empresas investirem tanto em Outbound quanto em Inbound Marketing. Vamos entender então o que é cada um:

  • Inbound Marketing: É a metodologia do marketing de atração. É quando a empresa decide conquistar clientes respeitando a jornada de compra e as etapas do funil de venda. Portanto no Inbound Marketing o objetivo é vender quando a pessoa estiver realmente pronta para comprar. Com o grande diferencial que o cliente é que virá para sua loja virtual ou site institucional.   

  • Outbound Marketing: É a metodologia usada pelo marketing tradicional como anúncios, outdoors, telemarketing etc. Ou seja, a empresa precisa ser ativa se quiser alavancar vendas (ela que sempre vai ao cliente).

O que é Inbound Marketing

inbound marketing
Inbound Marketing é o mesmo que Marketing de Atração e não que Marketing de Conteúdo

Também chamado por alguns de marketing de atração, essa metodologia tem como objetivo fazer as pessoas certas procurarem a empresa para fecharem negócio quando estiverem preparadas para isso. Ou seja, o método é o oposto do Outbound já que não cria campanhas de publicidade para anunciar em veículos de massa.

Pelo contrário, a metodologia Inbound Marketing trabalha com segmentação de target. Dessa forma consegue atrair visitantes que irão se tornar leads e oportunidades para só depois virarem clientes (e o marketing de atração ainda conta com estratégias para fidelização deles), mas tudo no tempo de cada pessoa respeitando a jornada de compra e as etapas do funil de marketing.

Pilares do Marketing de Atração

  • Marketing de conteúdo: é um conjunto de estratégias para fazer do conteúdo algo útil e relevante para atrair e reter clientes. Segundo Joe Pulizzi, é um processo de marketing que cria e gerencia conteúdo de forma consistente com a finalidade de reforçar ou mudar comportamentos. Vale lembrar que o Content Marketing utiliza conteúdo otimizado para SEO em suas estratégias e também as mídias sociais para distribuição do que é produzido.  

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Etapas do Inbound Marketing

  1. Atração: fase de criação de estratégias para trazer visitantes ao blog ou site da marca motivados pelo interesse de saber mais sobre algo.

  1. Conversão: fase de criação de estratégias para transformar visitantes em leads. Para isso, normalmente é oferecido conteúdo de qualidade e útil mais aprofundado como e-books ou webinars em landing pages em troca de dados pessoais.
  2.  Relacionamento: fase de criar estratégias para transformar leads em oportunidades e depois clientes. Campanhas de e-mail marketing para nutrição de leads são exemplos de estratégias para estreitar o relacionamento com o target.
  3. Venda: fase de criar estratégias para o cliente fechar negócio com sua empresa. Mas, não para por aí, é importante também elaborar ações de pós-venda para fidelização.
  4. Avaliação: tão importante quanto vender, é mensurar todo o processo de Inbound Marketing para saber se ele está mesmo trazendo o retorno planejado. Não está? A partir desse momento é hora de planejar então o teste de novas estratégias que também serão mensuradas.

Como o Inbound Marketing conquista clientes fiéis?

O método oferece a solução perfeita para a pessoa certa no momento mais adequado. E isso é possível porque a metodologia Inbound trabalha com segmentação de público-alvo. O que possibilita elaborar todas as estratégias com base no funil de marketing e na jornada de compra do cliente.

Fases do funil e etapas da jornada de compra andam de mãos dadas

funil de inbound

  1. Topo do funil: é o momento de descoberta e aprendizado. É quando o internauta pesquisa algo sem intenção de compra. Nesse momento, ele é  apenas um visitante de um blog ou canal de Youtube. Então o melhor é oferecer conteúdo educacional ou informativo sobre o tema para que ele queira saber mais e se torne audiência recorrente
  2. .  Meio do funil: é a fase de reconhecimento. Quando a pessoa identifica um problema, mas ainda está pesquisando para saber se vale mesmo a pena adquirir um produto ou serviço como solução. Então o ideal é oferecer conteúdo útil e mais aprofundado como e-books, webinários, postagens que comparam produtos, etc. Dessa forma você consegue transformar visitante em lead qualificado.  
  3. Fundo do funil: é o momento de avaliação (bem próximo da compra). É quando a pessoa procura diferentes fornecedores (inclusive sua empresa) porque já decidiu adquirir um produto ou serviço. Então é transformar oportunidade em cliente, mas sem forçar uma venda. Diagnósticos gratuitos e cupons de desconto são alguns dos tipos de conteúdo para fundo de funil.

E o que é Marketing de Conteúdo então?

marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é o mesmo que Content Marketing e não Inbound Marketing

Também conhecido como Content Marketing (termo em inglês), o Marketing de Conteúdo é responsável pelo planejamento, análise e produção de conteúdo relevante, útil e atraente.  

Por esse motivo é tão associado ao Inbound Marketing já que o objetivo da metodologia é atrair as pessoas certas para comprar produtos ou serviços (quando chegarem ao topo do funil). Como para isso é necessário oferecer o conteúdo adequado com base em cada etapa, o Content Marketing é indispensável.  

Definição de Content Marketing

Umas das melhores definições é a de Joe Pulizzi (autor do livro Marketing de Conteúdo Épico): ‘processo de marketing e de negócios para criação e distribuição de conteúdo valioso e convincente para atrair, conquistar e envolver um público-alvo claramente definido e compreendido – com o objetivo de gerar uma ação lucrativa do cliente’. E para isso, é preciso:

  • Segmentar bem o público-alvo
  • Entender de verdade seu target
  • Criar personas para melhor planejamento de conteúdo relevante, útil e envolvente para atrair, conquistar e engajar
  • Criar conteúdo otimizado para SEO com foco em personas em diferentes canais como blog e Youtube
  • Distribuir conteúdo relevante em redes sociais
  • Mensurar performance e avaliar os resultados do Marketing de Conteúdo

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo andam juntos: por isso tanta confusão…

Na prática, quem trabalha com Marketing de atração faz uso das estratégias de Content Marketing como uma arma poderosa para começar uma conversa com o público-alvo. Para assim atrair, engajar, converter, conquistar e fidelizar clientes.

O que você não pode perder de vista é que a metodologia Inbound tem como objetivo atrair pessoas para fechar negócio com a empresa no momento certo (ou seja, respeitando as etapas do funil de marketing e a jornada de compra). E para obter esse resultado, o marketing de atração conta com o apoio do Marketing de Conteúdo.  

Conclusão

  • Inbound Marketing é uma metodologia de Marketing Digital

  • Marketing de conteúdo é uma arma poderosa muito utilizada pelo Inbound Marketing para atingir seus resultados: fazer o cliente correr atrás da empresa para efetivar a compra (muitas e muitas vezes…)

Portanto quando uma empresa decide atrair e fidelizar clientes respeitando sua jornada de compra (sem forçar vendas) e segmentando bem o target, ela está adotando a metodologia Inbound Marketing. Mas, a partir do momento que ela utiliza o conteúdo relevante como estratégia para atingir esse resultado já está fazendo uso do Content Marketing.

Ainda com dúvida sobre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing?  Compartilhe com a gente nos comentários.

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