Qual a importância da palavra-chave na produção de conteúdo para web?

importância da palavra-chave na produção de conteúdo para web

Você sabe qual é a importância da palavra-chave na produção de conteúdo para web?

Quem vem acompanhando as publicações da Marketagem com frequência com certeza já se ligou que o marketing de conteúdo vem ganhando cada vez mais força (e esse papo de palavra-chave, SEO tem tudo a ver com isso).

Os motivos para isso são os mais variados, mas o principal deles é muito simples: ele funciona!

Sim! É possível atrair, fidelizar, engajar e converter clientes através da produção e divulgação de conteúdo para blogs, Facebook, Instagram, Yotube, Snapchat e outras mídias sociais.

Mas isso significa que basta publicar qualquer conteúdo para gerar resultados aos seus clientes? Não!

Qualquer estratégia de marketing que se pretende bem sucedida exige muito estudo, dedicação e planejamento.

Planejar é preciso

Imagine que você está partindo em uma viagem de carro a uma cidade cujo nome nunca havia se quer ouvido falar.

O que você faz?

Procura conhecer os caminhos para chegar lá com segurança ou prefere seguir seus instintos e viajar no melhor estilo “deixa a vida me levar”?

E ainda: Dentre essas opções, qual você acredita que vá te levar com segurança ao seu destino, mais rapidamente e com menos percalços possíveis no caminho?

O espírito aventureiro pode ser excelente em algumas situações, mas quando falamos em conquistar resultados consistentes e de forma segura o planejamento é sempre a melhor opção.

Quando uma empresa, seja ela micro ou grande, opta por investir em ações e estratégias de marketing elas esperam obter um impacto positivo em seu negócio.

Para que você atenda essas expectativas, planejar é fundamental.

O que é planejamento de conteúdo?

Antes que inicie a produção de conteúdo para seus clientes ou para você mesmo, o primeiro passo que deve ser dado é o planejamento.

Nesse primeiro passo, você irá definir:

  • Os objetivos pretendidos;
  • O título;
  • A(s) palavra(s)-chave(s);
  • A linguagem utilizada.

Além desses pontos, você precisará definir a forma como esse conteúdo será divulgado e chegará ao público: posts em redes sociais, Ads, influenciadores digitais, etc.

Sempre levando em consideração a estratégia maior de seu cliente.

Todos esses pontos são importantes e merecem toda sua atenção para a construção de um conteúdo poderoso.

Hoje, porém, quero conversar com vocês sobre um deles em especial: as palavras-chaves.

A importância da palavra-chave na produção de conteúdo para web

A palavra-chave e o SEO:

Search Engine Optmization (SEO) é o conjunto de técnicas e métodos aplicados em um site que irá permitir alcançar posições mais elevadas nos buscadores.

Quando falamos posições elevadas, consideramos essencialmente as três primeiras, pois pesquisas apontam que 60% dos usuários clicam nos três primeiros sites que aparecem como resultado de suas pesquisas.

E mais: 80% permanecem apenas nas primeiras páginas de busca. Ou seja, se o seu site estiver aparecendo na segunda página, às chances de obter cliques são praticamente nulas.

São diversos os fatores que influenciam no SEO de um site entre eles: URL amigável, design responsivo, tags, link building e as palavras-chaves.

O que são palavras-chaves?

Você sabe quantos sites estão online nesse exato momento na web? Segundo o site Internet Live Stats, esse número ultrapassa a barreira do bilhão e cresce a cada segundo.

Não é a toa que os sites de busca, como o Google, são parte nossa dia a dia. De outra maneira seria impossível encontrarmos a informação que queremos no oceano de fontes.

Mas como os buscadores como Google, Bing, entre outros, fazem para encontrar sites que correspondam às pesquisas realizadas?

As palavras-chaves são as repostas. Através delas as ferramentas são capazes de sintetizar o conteúdo de um site ou blog e assim relacioná-los com os termos buscados.

escolhendo a palavra-chave para seu texto

Escolhendo a palavra-chave ideal para os seus textos

Agora que você já compreendeu o que são as palavras-chaves e seu impacto para os sites de seus clientes ocupem as melhores posições nos resultados de busca é o momento de selecionar a grande dúvida:

Como selecionar as palavras-chaves ideais para meus textos?

Pense no usuário

Quando pensamos na produção de conteúdo com objetivos de marketing existem uma série de técnicas que podem se aplicadas em busca do melhor resultado.

Nada é mais importante, no entanto, que a experiência do usuário.

No momento de escolher a palavra-chave que será trabalhada em seu texto o cenário não é diferente.

Levante quais termos o público-alvo de seus clientes pesquisaria para encontrar o assunto abordado em um blog post.

Geralmente esses termos estão associados às necessidades, ou dores, de um público que costumam ser levantados durante a construção das personas.

Imagine que está atendendo uma empresa que vendas pôsteres para parede e irá produzir um artigo falando sobre o uso pôsteres retrô de filmes para decoração.

Para chegar a esse assunto algumas buscas possíveis poderiam ser: “pôsteres retrô”, “pôsteres de filmes”, “decorar restaurante com pôsteres”, “como decorar a casa com pôsteres”, “comprar pôsteres”, etc.

No exemplo acima podemos identificar como possíveis dores:

  • A necessidade de adquirir mais um item para a coleção de pôsteres;
  • A necessidade de aprimorar a decoração de um estabelecimento comercial;
  • A necessidade de dar um toque pessoal par à decoração de casa.

Cada uma dessas dores e necessidades corresponde a uma persona, que também deve ser considerada nesse momento.

Quanto melhor você compreender como o público realiza as buscas, maiores são as chances de acertar na escolha das palavras-chaves que irá trabalhar.

Utilize o Google Keyword Planner

Identificando a necessidade dos sites aparecerem nas primeiras posições de suas buscas, o Google criou sua ferramenta de anúncios pagos: o Adwords.

O Google Adwords funciona a partir de palavras-chaves. Quando você procura as palavras que estão ligadas a um anúncio o mesmo é ativado e aparece em sua tela.

Mas eis que os anunciantes passaram a se questionar: quais palavras-chaves devo utilizar nos meus anúncios para conseguir o melhor resultado?

A resposta foi o Google Keyword Planner.

Essa ferramenta, integrada ao Adwords, permite que um usuário descubra a média mensal do volume de pesquisas de uma palavra chave.

E o melhor: é possível realizar essa pesquisa de forma segmentada por região. Para negócios que atuam localmente essa opção é excelente para entender de forma mais profundo como o público se comporta no momento de realizar uma busca na internet.

Utilizar o Google Keyword Planner é de grande auxílio no momento de encontrar palavras-chaves matadoras para o seu texto.

Palavras-chave de cauda longa

Se você está pensando nesse momento:

“Victor, entendi a importância das palavras-chaves nas buscas e também como elas devem estar relacionadas às necessidades das personas. Mas, como faço para me destacar entre os milhares de sites que atendem um nicho parecido com o de meu cliente?”

Não vou negar: esse é um grande desafio. Especialmente se seus concorrentes forem sites consolidados e com um grande volume de tráfego.

A melhor saída é procurar alternativas aos termos generalistas e procurar ser o mais específico possível utilizando as palavras-chaves de cauda longa.

Para uma diferenciação mais clara vamos voltar no exemplo da loja de pôsteres.
“Comprar pôsteres” e “pôsteres de filmes” são termos gerais. Um usuário que realiza esse tipo de busca não necessariamente quer comprar esses itens para a decoração.

Já no caso de “decorar restaurantes com pôsteres” e “decorar casa com pôsteres” são termos de cauda longa.

Específicos, atingem os usuários que o estão pensando em utilizar os itens para a decoração.

As palavras-chaves de cauda longa possuem menor concorrência e geralmente vão direto ao ponto da necessidade do público-alvo.

Essa característica faz com que sejam amplamente utilizadas em conteúdos produzidos para as etapas de fundo do funil de vendas ou na busca por uma audiência qualificada.

Trabalhar com palavras de cauda longa pode ser trabalhoso, mas produz resultados de alto impacto para atração de audiência para um site ou blog.

Entendi a importância da palavra chave na produção de conteúdo web, e agora?

Se você entendeu o porquê deve levar em consideração as palavras-chaves no momento de produzir conteúdo para web, antes de tudo, parabéns!

Você está mais próximo de alcançar o objetivo de produzir resultados de alto impacto para seus cliente através do marketing de conteúdo.

Mas escolher a(s) palavra(s)-chave(s) ideal apenas não é o suficiente. É preciso saber trabalhá-las em seu texto.
Cuidados com o uso de palavras-chaves.

Não repita em excesso

Não caia na armadilha de encher seu texto com palavras-chaves.

A repetição sem necessidade desses termos além de comprometer a qualidade de seu conteúdo ainda pode ser considerada como uma prática de SEO Black Hat, passível de punição.

Onde colocar as palavras-chaves

Se repetir os termos em excesso está fora de cogitação, em alguns lugares a presença é quase obrigatória.

Sempre que possível coloque sua palavra-chave no título, no primeiro parágrafo de seu texto e em pelo menos um dos intertítulos de seu texto.

Priorize a qualidade

Sim, os termos de busca são muito importantes e devem ser levados em conta no momento de produzir seu conteúdo.

Porém, cada vez mais o Google e outros buscadores vêm modificando seus algoritmos de busca para que a qualidade e relevância do conteúdo atuem como fator principal no momento de mostrar os resultados para os usuários.

Se no momento de produzir seu artigo o encaixe da palavra-chave não fluir de forma natural ou detonar com o sentido de seu argumento, deixe de lado.

A qualidade deve SEMPRE ser sua prioridade.

Conclusão:

O marketing de conteúdo a cada ano ganha mais adeptos.

O conteúdo original, de qualidade e relevante é capaz de atrair, converter, fidelizar e engajar clientes e melhora a posição de um site nas ferramentas de busca.

Para atingir esses objetivos, saber trabalhar com palavras-chaves é fundamental. A definição dos termos deve se basear sempre no comportamento dos usuários.

Nesse sentido, o uso de palavras cauda longa é ideal para enfrentar menor concorrência e atrair uma audiência qualificada.

Todos esses fatores, no entanto, nunca devam estar acima da qualidade do conteúdo que será produzido.

As palavras-chaves podem atrair visitantes, mas é a qualidade e relevância do material publicado que fará com que esses permaneçam em um site ou blog e criem interesse pela empresa que os mantem e seus produtos.

Com muito estudo e prática você também é capaz de ser uma fera no marketing die conteúdo e se destacar no mercado!

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Sobre o Autor

Formado em Publicidade e com MBA em Gestão de Projeto. Possui sólida experiência em Marketing Digital e é especialista em SEO. Além disso é co-fundador da Search Lab e fundador do Marketagem.

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