Tel: (21) 3620-8232

Quando investir em Facebook Ads?

facebook ads

As redes sociais não param de crescer. O Facebook continua liderando o número de usuários e o Instagram está ganhando cada dia mais seguidores e se tornando o novo queridinho de muitos brasileiros, principalmente os jovens.

Com tanta gente reunida a fim de interagir e se engajar, as redes sociais criaram ótimas oportunidades de negócios abrindo inclusive espaço para anúncios online no Facebook e Instagram.

Entenda tudo sobre isso nesse post.

O que é Facebook Ads?

É a ferramenta de anúncios online em plataformas de redes sociais que garante o maior retorno para seus investidores.

Isso porque tem o maior alcance de usuários e oferece recursos poderosos para segmentação do público-alvo.

O que possibilita que as pessoas que realmente têm interesse em seus produtos ou serviços visualizem no Facebook ou Instagram a sua publicidade online.

Por esse motivo as chances de conversão são muito maiores usando Facebook Ads.  

Funciona assim

Você cria anúncios de texto com imagem (foto ou vídeo) para atrair o usuário para a fanpage da sua marca ou então com um link externo para alguma página da sua empresa.

Como você pode segmentar bem o tipo de internauta que irá receber sua publicidade online, eles terão real interesse em realizar a ação do link patrocinado.

O que garante alto retorno para os anunciantes.

Custos no Facebook Ads

  • CPC (Custo por clique): o pagamento por clique é uma das opções oferecidas pela plataforma de Mark Zuckerberg.    
  • CPM (Custo por Mil Impressões): é o pagamento por views no Facebook. Você é cobrado cada vez que o anúncio é exibido para 1000 usuários. Vale lembrar que a cobrança é por visualização não por interação ou conversão.  

Por que usar Facebook Ads?

Segmentação poderosa

Quem explora ao máximo a capacidade de segmentação do Facebook Ads tem a certeza de que seus anúncios chegam para as pessoas certas no melhor momento.

Isso porque a plataforma permite definir as características do usuário que você quer que receba a publicidade online. É possível segmentar por:

  • Faixa-etária
  • Localização
  • Gênero
  • Profissão
  • Interesses
  • Comportamento

Vale lembrar que as próprias interações dos usuários no Facebook (curtir, compartilhar e comentar ) facilitam bastante identificar seus gostos e interesses.

Atualização da base de dados

Outra vantagem de investir em Facebook Ads é que com o recurso Audiências Customizadas é possível fazer upload da base de dados dos clientes ativos.  

Anúncios mais persuasivos

Outro fator que faz com que o Facebook Ads gere bastante retorno é a possibilidade de criar anúncios com maior poder de persuasão.

Isso porque, além de ser direcionado para as pessoas certas devido a alta segmentação, as publicidades online para Facebook ainda podem ser criadas usando vídeo e imagens atraentes.

Dessa forma os anúncios conseguem se integrar aos feeds de notícia de maneira quase orgânica.

Ou seja, o usuário os recebe naturalmente já que tem tudo a ver com seus interesses e as chances de conversão aumentam muito por conta disso.  

Principais diferenças entre Facebook Ads e Google Ads

Embora sejam ferramentas para criação de anúncios online, o Google Ads e o Facebook Ads possuem algumas diferenças.

As principais delas estão relacionadas à definição da exibição dos links patrocinados para as pessoas, à forma de segmentação e à interação dos usuários com a publicidade. Confira:

Facebook Ads: busca por comportamento nas redes sociais

Quando alguém está usando o Instagram ou Facebook normalmente é porque está em um momento de lazer.

Ou seja, o objetivo da pessoa é se relacionar e se entreter. Dessa forma as campanhas precisam ser estruturadas com base no comportamento dos usuários nas social medias.

Por isso investir em Facebook Ads vale a pena para anúncios que tenham como objetivo estreitar o relacionamento com clientes e prospects ou aumentar o poder da marca.

Anúncios com foco em vendas, em alguns casos, também trazem bons retornos.

Mas, é preciso ter em mente que ninguém entra no Facebook para comprar algo. Porém, se entre uma curtida e outra aparecer uma boa oportunidade de adquirir um produto ou serviço… por que não?  

Google Ads: busca por intenção do usuário

As palavras-chave utilizadas nos anúncios online são compradas com base na intenção do usuário nos mecanismos de busca.

Ou seja, investir em campanhas de links patrocinados no Google Ads vale a pena quando o objetivo é conversão.

Para ficar mais claro: quando uma pessoa pesquisa uma keyword no Google é porque  procura solução para algo.

Então se durante sua busca ela se deparar com um anúncio persuasivo, as chances de conversão são altíssimas.

perfil de usuários nas redes sociais

facebookPerfil base do usuário de Facebook no Brasil

Com 127 bilhões de usuários ativos só em nosso país, não há como ignorar a rede social de Mark Zuckerberg que ainda é a maior do mundo.

Desse total divulgado em abril de 2018, cerca de 20 milhões de pessoas já usavam o aplicativo via smartphone ou tablet.

instagramPerfil base do usuário de Instagram no Brasil

Com cada vez mais pessoas utilizando a plataforma em nosso país, o Instagram é a 5ª maior rede social do mundo.

Ao todo reúne 813 milhões de internautas.

Como os brasileiros usam o Instagram

Segundo uma pesquisa divulgada pela Opinion Box, o Instagram (que também pertence a Mark Zuckerberg assim como o WhatsApp), está cada vez mais poderoso no Brasil.

Em terras tupiniquins, 25% dos usuários entrevistados afirmam que essa é sua social media mais acessada sendo que 28% das usuárias brasileiras preferem o Instagram ao Facebook ou outras redes sociais.

O Insta também é o queridinho de 35% dos jovens usuários brasileiros (entre 16 e 29 anos).  Confira outras estatísticas do estudo:

  • 89% dos entrevistados acessam o aplicativo pelo menos 1 vez por dia
  • 85% seguem marcas
  • 60% consomem o conteúdo das empresas que gostam na plataforma
  • 51% seguem celebridades e influenciadores digitais no Instagram
  • 50% já comprou algo ou contratou algum serviço que conheceu via Instagram
  • 73% já participou de promoções no aplicativo
  • 37% não aprova anúncios no Feed de notícias do Instagram
  • 37,5 % já fez reclamação pelo Instagram

Tipos de campanha

Criar anúncio de acordo com a etapa da jornada de compra do cliente é fundamental para o sucesso de qualquer campanha.

E isso fica mais simples para os anunciantes do Facebook Ads já que a ferramenta oferece diferentes tipos de publicidade online que podem ser utilizadas em qualquer etapa do funil de marketing.   

Mas, antes de criar links patrocinados no Facebook Ads, é importante saber muito bem qual objetivo você pretende atingir com sua campanha para redes sociais.

Isso porque publicidades criadas para conversão, por exemplo, contam com estratégias muito diferentes das voltadas para fortalecimento da marca.  

Campanha com foco em reconhecimento

Anúncios maiores funcionam melhor quando seu objetivo é que as pessoas reconheçam sua marca. Isso porque quanto mais tempo vendo o anúncio, a chance dos usuários lembrarem o que foi visto aumenta consideravelmente.

Mas, para que o internauta veja a publicidade até o fim, é importante que o conteúdo seja realmente relevante e interessante para ele.

Como o Facebook Ads permite segmentação por interesses, essa parte fica mais fácil.   

Campanha com foco em consideração

O relacionamento com usuários pensando em conversões futuras é o principal em campanhas nessa etapa do funil de marketing.

Por esse motivo os anúncios no Facebook Ads precisam ser pensados para gerar mais leads qualificados, aumentar o tráfego, gerar envolvimento inclusive com a visualização de vídeos.

Campanhas com foco em conversão

A venda costuma ser o principal objetivo nesse tipo de campanha de publicidade online para redes sociais.

Portanto os melhores formatos de anúncio no Facebook Ads são os que atraem para conversão, venda de catálogo de produtos e os que atraem as pessoas para visitar o estabelecimento (em caso de campanhas locais).

Possibilidades de Segmentação

Conhecer bem as pessoas para as quais você deseja criar anúncios no Facebook é o primeiro passo para realizar uma segmentação de público-alvo correta na ferramenta e atingir seus objetivos de marketing.

Isso porque quanto mais específico for o target selecionado em seu anúncio, maior a chance de conversão e de aumento do ROI.

O Facebook Ads oferece uma grande variedade de opções de segmentação do seu público-alvo.

O que beneficia bastante a otimização de seus investimentos (a própria ferramenta exibe uma estimativa de quantas pessoas serão atingidas por seu anúncio ou quantos cliques deve conseguir).

Para cada target, uma campanha

Se sua empresa tem diferentes tipos de público-alvo, é melhor realizar campanhas diferenciadas para cada um deles.

A segmentação por comportamento é indispensável para criar anúncios que irão cumprir seus objetivos (venda, branding, etc.), mas é possível definir muitos outros critérios que inclui até religião, grupo étnico, entre outros já citados nesse texto.

Para facilitar a correta segmentação dos targets, a dica é  utilizar a ferramenta Facebook Audience Insights.

Com ela, você consegue ter acesso a dados relevantes do público-alvo desejado para planejar campanhas assertivas com base neles.  

Pixel de Conversão e a sua importância

O gerenciador de anúncios do Facebook Ads permite inserir um invisível código javascript (conhecido como Pixel de Conversão) na página de agradecimento (que o internauta visualiza após concluir a compra).

Ele serve para monitorar a quantidade de vendas realizadas por meio da campanha na ferramenta de publicidade online do Facebook.    

Portanto esse pixel é indispensável para monitorar as conversões que você está obtendo com seus anúncios do Facebook Ads.

Além disso, também é muito útil para planejamento de campanhas de links patrocinados porque ajuda a revelar o comportamento do seu público-alvo. Para anunciantes, o Pixel de Conversão é importante principalmente para:

  • Rastreamento do número de conversões na landing page que seu anúncio está linkando
  • Rastreamento de cliques e impressões em campanhas de publicidade online
  • Identificar número de visitantes na loja virtual ou site desejado
  • Quantidade de compras de um serviço ou produto devido a sua campanha de link patrocinado
  • Preenchimento de formulários online
  • Número de downloads
  • Campanhas de remarketing, etc.

Facebook Power Editor

É a ferramenta que permite a configuração de vários anúncios nas redes sociais de Mark Zuckerberg (Facebook e Instagram). Pensada para grandes anunciantes, o Power Editor foi criado para ajudar a potencializar resultados otimizando tempo.

Por isso é mais recomendado para quem precisa gerenciar muitas campanhas ao mesmo tempo (inclusive com targets diferentes.)     

Para acessar o Facebook Power Editor, é necessário baixá-lo e usá-lo apenas no Google Chrome (único navegador compatível). Com a ferramenta, é possível realizar variadas ações como:

  • Criar nova campanha ou anúncio
  • Dividir uma mesma campanha em dois targets diferentes
  • Segmentar e salvar audiência
  • Usar tags por categoria de anúncio
  • Comparar dados de diferentes campanhas  
  • Criar postagens para diferentes Fanpages
  • Acompanhar métricas como taxas de conversão
  • Acessar o resumo de quanto você já investiu no Google Ads
  • Gerar relatórios de performance das campanhas e comparativos personalizados
  • Programar horário de exibição de links patrocinados
  • Determinar lances e o valor máximo que gastará na campanha

métricas

Métricas relevantes

O Facebook Ads disponibiliza em sua plataforma uma grande quantidade de dados para mensurar o retorno do seu investimento em anúncios online.

Mas, na prática, nem todas as métricas são importantes para seus objetivos.

Portanto para otimizar a análise do desempenho de suas campanhas, a dica é conferir apenas as mais relevantes que são:

Para análise de ROI

  • Checkout: quantidade de internautas que viraram clientes por causa de seus anúncios no Facebook Ads (para obter essa métrica, é necessário usar Pixel de Conversão na página de agradecimento que é enviada após cada compra)
  • Custo por checkout: revela quanto você pagou em anúncio para conseguir cada venda
  • Gastos: revela o custo que você teve para anunciar ao longo do tempo
  • Leads: métrica que revela a quantidade de conversões em suas landing pages realizadas por pessoas que chegaram nelas por meio de anúncios do Facebook Ads
  • Custo por Leads: cálculo do gasto que você teve em cada conversão feita via anúncios da ferramenta
  • CPM: custo por mil impressões
  • CPC: custo por clique

Para análise de performance

  • Impressões: quantidade de vezes que seu anúncio foi exibido nas redes sociais
  • Frequência: quantas vezes sua publicidade foi visualizado por um usuário específico
  • CTR: o percentual de usuários que visualizou e clicou no link patrocinado (a sigla significa Click-through Rate)
  • Click no link: total de pessoas que viram e clicaram nos links das suas publicidades online

Conclusão

O Facebook Ads é uma excelente ferramenta de anúncios online em redes sociais.

Seu poder de segmentação permite que os links patrocinados sejam mais persuasivos. O que a torna uma plataforma que potencializa o ROI.

Porém, para obter bons resultados com o Facebook Ads é necessário muito planejamento com base em dados sobre seu público-alvo (inclusive gostos, comportamento, etc).

Isso porque campanhas mal planejadas no Facebook Ads trazem prejuízos para o seu negócio.

Quando o objetivo do anúncio é fortalecer a marca ou criar relacionamento com usuários investir em Facebook Ads vale a pena.

Deseja aprender Marketing Digital gratuitamente? Então assine a nossa newsletter e receba todos os conteúdos do blog diretamente em seu e-mail.

Deixe uma resposta

DESEJA APRENDER MARKETING DIGITAL GRATUITAMENTE?

Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo em seu e-mail.

Receba nossas postagens por e-mail

Fechar Menu