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Quando investir em Google Ads?

por que investir em google ads

Quer alavancar as vendas do seu negócio pela internet?

Então os anúncios online são de extrema importância para você.

O custo é bem menor quando comparado às mídias tradicionais, é fácil calcular o retorno sobre investimento (ROI) e ainda tem resultados rápidos.

Também conhecida como busca paga ou link patrocinado, a publicidade que aparece em destaque junto com os resultados de pesquisa orgânica dos mecanismos de busca é indispensável para campanhas com foco em conversão direta.

E quando o assunto é anúncio online, não há como deixar de falar em Google Ads.

A ferramenta do maior motor de busca do mundo permite que o usuário possa planejar diferentes tipos de campanhas de mídia paga que dão ótimos resultados ao curto prazo.   

O que é Google Ads

É a plataforma que virou referência em publicidade online no mundo.

Lançado no ano 2000, o Google Ads tem o maior alcance quando comparado aos concorrentes. Ou seja, vale a pena investir em campanhas de links patrocinados a partir dele.

Isso porque o motor de busca mais usado do planeta comporta mais de 40 mil pesquisas por segundo tendo a incrível marca de aproximadamente 180 bilhões de buscas por mês.

E desse extenso universo cerca de 2,6 bilhões de pesquisas exibem anúncios. O que comprova o grande alcance do Google Ads.

Outra vantagem de usar a ferramenta de anúncios online do Google é que você investe muito menos do que pagaria em mídias tradicionais e tem um ótimo retorno de forma rápida.

Quando você sabe usar bem o Google Ads, é possível fazer sua publicidade online atingir as pessoas certas no momento certo. O que resulta no aumento das vendas e consequentemente dos lucros.

Campanhas de mídia paga no Google Ads

A ferramenta oferece três redes de campanhas (que são os locais para você exibir seus anúncios). São elas:

  • Rede de Pesquisa
  • Rede do YouTube
  • Rede de Display

Além disso, ainda é necessário definir corretamente o subtipo de campanha (Padrão, Objetivo de Marketing ou Todos os Recursos).

Isso porque os formatos de anúncios disponíveis para você criar irá variar de acordo com essa escolha inicial. O que influencia diretamente no resultado de suas campanhas.

Formatos de Anúncio no Google Ads

anúncio em rede de pesquisa

Anúncios na Rede de Pesquisa

Seus links patrocinados são exibidos acima e/ou abaixo resultados de pesquisa orgânica do maior mecanismo de busca do mundo e também em outros sites do Google.

Funciona assim: quando o internauta digita uma frase ou palavra-chave que tem relevância com as do seu anúncio de texto, ele aparece para esse usuário.

Por exemplo: você é dono de uma academia de artes marciais em uma determinada cidade. Quando uma pessoa procurar aulas de judô na localidade, a sua publicidade online em texto é exibida para ela.

Vale lembrar que esse formato de anúncio do Google Ads é ideal para exibir o link patrocinado apenas para quem está procurando especificamente o produto ou serviço que você oferece.

Ou seja: foco em ação do internauta como ligar para sua empresa ou clicar em Comprar no seu site.

Anúncios Apenas Display

Com base nas keywords que os internautas pesquisam que também são relevantes no seu anúncio, esse tipo de formato tem como diferencial impactar os usuários com imagens.

Ao usar o formato Apenas Display do Google Ads, é possível criar anúncios responsivos e gráficos na rede de Display do Google e até mesmo com exibição no Gmail ou enviados por upload.

Outro diferencial é facilitar o engajamento com anúncios de vídeo e imagens no Youtube.  

Anúncios Rede de Pesquisa com exibição em Display

É o formato do Google Ads que exibe sua publicidade online na página de resultado de pesquisa e em sites relevantes em toda web. Ele inclui:

  • Vídeos e páginas de toda rede display do Google
  • Exibição na página de resultados do maior motor de busca do mundo
  • Aparecer também nos sites parceiros

O funcionamento é bem parecido com o anúncio do tipo Apenas na Rede de Pesquisa, porém é mais seletivo para que somente pessoas mais propensas a adquirir seus produtos ou serviços o visualize.

O que facilita bastante a conversão direta.

Anúncios de Vídeo

É o formato de anúncio do Google Ads para quem deseja exibi-lo no Youtube em conteúdos de vídeo streaming nos canais parceiros.

Também é possível fazer publicidade online em toda rede Display do Google. Na ferramenta, existem 4 tipos de links patrocinados em vídeo:

  • Bumper: com até 6 segundos, esses links patrocinados não exibem a opção Pular. É para conteúdo impactante e curtíssimo sobre a marca com foco no fortalecimento dela.
  • TrueView in-stream: são os anúncios exibidos em canais do Youtube antes do conteúdo começar. Mas, também podem aparecer no meio ou fim e permitem que o internauta clique em Pular após 5 segundos. Esse tipo de publicidade online pode ser colocada ainda em vídeos incorporados em blogs (Embed), em jogos, aplicativos ou sites que fazem parte da Rede Display Google.  
  • TrueView video discovery: são anúncios de vídeo que conseguem atingir os internautas onde eles estão fazendo descobertas de conteúdo. Esse tipo de link patrocinado aparece em miniatura e quando a pessoa clica nele é exibido no canal do Youtube ou página de exibição.
  • Out-stream: esse tipo de anúncio só está disponível para dispositivos móveis (celular ou tablet) e a exibição ocorre apenas em sites parceiros do Google. É perfeito para aumentar o alcance da marca permitindo que vá além da exibição no Youtube. Tem como vantagem facilitar que o internauta reproduza sua publicidade online ao tocar na tela.  

Anúncios do Google Shopping

É para quem tem lojas virtuais e/ou físicas. Esses anúncios online permitem que o empresário divulgue vários produtos ou serviços (inventário local ou online).

O que facilita encontrar potenciais leads qualificados e assim alavancar suas vendas. Além de aumentar o tráfego do e-commerce ou site institucional.  

Anúncios para campanhas universais para Apps

Como o próprio nome deixa claro é voltado exclusivamente para divulgação de aplicativos para quem deseja pagar por eles. Inclui campanha no Google Play, Rede de Display Google, YouTube e pesquisa Google.

Esse tipo de formato oferecido pelo Google Ads não é para criar anúncios individuais.

Na verdade é o sistema que  cria uma série de publicidades online em diferentes formatos se baseando em textos enviados por você, no seu orçamento e lance inicial.

A segmentação é um dos pontos fortes nas campanhas universais para Apps.

Qual resultado espero ter?

Para ter uma campanha de mídia paga de sucesso usando o Google Ads, é necessário que você tenha como ponto de partida o objetivo real dela.

Isso porque os anúncios online configurados para Apenas na Rede, por exemplo, funcionam muito bem para aumento de tráfego e vendas.

Já para campanhas de branding, os anúncios configurados para exibição na Rede Display trazem melhores resultados.  

Campanhas de Performance

performanceQuer alavancar as vendas do seu negócio? Então é importante que suas campanhas de mídia paga no Google Ads sejam bem planejadas com base em dados para que tenham alta performance.

E para isso, é preciso começar com a definição de quantos clientes você quer converter. Dessa forma é possível estabelecer as taxas de conversão. Confira como chegar a esses números:  

Conversão direta (venda) é o objetivo

Relação Investimento/ Taxa de conversão direta =  Nº de visitantes da página (tráfego) / Nº de vendas efetuadas

Conversão indireta (leads) é o objetivo

Como a etapa do funil é mais acima, o cálculo da taxa de conversão indireta é pouco mais trabalhoso. Mas, vamos lá:

Passo 1: Taxa de  conversão da Landing Page (visitantes tornam-se leads)

Identificar a porcentagem de conversões da Landing Page ( % de pessoas que realizaram o objetivo desejado na landing page, como baixar e-book, preencher form de contato, etc).     

Passo 2: Taxa de conversão de oportunidades (leads-oportunidades-clientes)

É para calcular a taxa de leads em oportunidades.

Ou seja, identificar o percentual de leads qualificados que estão realmente perto do momento de compra e que têm o perfil ideal para consumir seu produto ou serviço.

Com base nos dados da lista de oportunidades, os vendedores da sua empresa entram em contato com os possíveis clientes com o objetivo de gerar conversão direta.

Vale lembrar que a taxa de oportunidades também é útil para avaliação da performance da sua equipe de vendas.

A seguir, é só identificar o número de oportunidades que se tornaram clientes.

De posse dessa taxa, você também consegue determinar uma meta inicial para a próxima campanha.   

Passo 3: Cálculo de visitantes na página de conversão

Agora que você sabe em quantos clientes sua campanha resultou e o percentual de pessoas convertidas em cada uma das etapas do funil, é possível calcular a quantidade de internautas que você quer levar para sua página de conversão com o intuito de efetuar as vendas.

Confira a fórmula:

Visitantes x (Taxa de conversão Landing Page X Taxa de oportunidades X Taxa de conversão em clientes) = Número de clientes que você precisa ter

Calculando na prática:

Seu objetivo é converter 100 clientes. A taxa de conversão na Landing Page ficou em 30%, a taxa leads-oportunidades foi 20% e a taxa de oportunidades-clientes foi 40%. Para descobrir a taxa de visitantes na página de conversão é só aplicar a fórmula:

Visitantes (0,20 X 0,30 X 0,40) = 100

0,024 V = 100

V= 4166 visitantes

OBS: Vale lembrar que cada vez que uma pessoa clica em seu anúncio online, você consegue uma visita. Então o número de visitantes é também o número de cliques que sua campanha pretende alcançar

Como fazer estimativa de investimento em campanhas no Google Ads

Quer saber por alto quanto investir? Ai vai a fórmula:

Média do valor das keywords indicado no Google Ads X nº de cliques

Caso não seja sua primeira campanha no Google Ads, a dica é usar o Custo Por Clique (CPC) médio na fórmula acima.

Além disso, vale lembrar que a própria ferramenta oferece a média simples do valor das palavras-chave (que não é a média ponderada que leva em conta os diferentes pesos que cada um dos valores apresentados têm ):

Quer fazer um cálculo exato?

Média ponderada do valor das keywords X CPC

A média simples aritmética oferecida pelo Google Ads não diferencia a importância de cada palavra-chave para seu negócio, mas isso precisa ser levado em conta no cálculo de investimento.

Por isso é necessário calcular a média ponderada do valor das keywords no Excel e multiplicar pelo CPC.

Dessa forma sua campanha terá melhor performance.

Cálculo dos lucros

Para estabelecer o quanto deseja lucrar com campanhas no Google Ads, é preciso usar alguns dados como:

  • Margem de lucro
  • Valor destinado aos anúncios online
  • Taxas de conversões  
  • Meta de vendas
  • Nº de cliques que precisa atingir
  • Custo máximo por clique (que você vai aprender a calcular abaixo)

Exemplo:

Você quer vender R$ 50 mil em produtos e irá destinar ao Marketing R$ 5 mil para anúncios online. A meta de venda é 100 unidades. Leve em conta:

  • Taxa de conversão Landing Page: 30%
  • Taxa leads-oportunidades: 20%
  • Taxa de oportunidades-clientes: 40%
  • Número de cliques: 4166

Custo máximo por clique:    Valor total para anúncios / Nº de cliques = 5000/ 4166 = R$ 1, 20

Agora que você já sabe o valor máximo que pode pagar por cliques, é só comprar palavras-chaves que estão dentro do seu orçamento.

Campanhas de Branding

branding

São conjuntos de ações coordenadas e planejadas para resultados ao longo prazo. As campanhas de branding permitem:

  • Monitorar o posicionamento da marca
  • Facilitar o engajamento de seus prospects com sua empresa e/ou produtos e serviços
  • Influenciar conversões, de forma indireta, em outros tipos de campanhas do seu negócio
  • Acompanhar o crescimento  da marca no mercado ao longo prazo

Como funciona o investimento

Determinar quanto investir em campanhas de branding é o primeiro passo para seu sucesso.

Isso porque é o que irá definir as estratégias que serão traçadas (se no Google Ads será anunciado Apenas em Rede de Pesquisa ou também em Rede de Display, etc.).

Mas atenção, quando o assunto é branding, não dá para contar com um ROI mínimo já que é tudo ao longo prazo.

O investimento em Rede de Display, por exemplo, costuma trazer excelentes resultados em campanhas de branding por aumentar a exposição da marca com divulgação em massa (viral) da empresa e de serviços ou produtos.

E ainda facilita a fixação da marca na mente das pessoas.

Com investimento no formato display, quando o internauta precisar comprar algum produto que você vende no futuro, certamente irá lembrar da sua empresa e fechar negócio com você.   

Indicadores de performance em campanhas de branding

  • CPC: se o seu objetivo é expandir a presença da marca no mercado
  • CPM (Custo por Impressão): é fundamental quando você utiliza box de textos e faz anúncios no Google Ads para exibição na Rede de Pesquisa. Também facilita identificar o público que sua campanha de branding está atingindo.    

Outra dica importante é analisar o impacto das ações de branding em relação a indicadores como, por exemplo, as taxas de conversões.

Quanto investir em Google Ads?

Em nosso texto, no tópico Campanhas de Performance, você aprendeu como calcular o lucro e quanto investir em anúncios online no Google Ads.

Mas, há também como fazer estimativa de custos por meio do Keyword Planner.  

Na hora de fazer pesquisa de palavra-chave, é possível colocar o seu ramo de negócio em forma de keyword e inserir a Landing Page como URL para pesquisa, entre outros dados.

A ferramenta grava suas preferências e ainda oferece a opção de sugerir novas palavras-chaves para você.

Outro recurso super útil do Keyword Planner é a opção Concorrência.

Ao analisá-la, você fica sabendo o número de outros negócios que criaram anúncios para cada uma das palavras-chaves listadas.

Graus de concorrência no Keyword Planner

Essa plataforma de pesquisa de palavras-chave informa também o grau de concorrência de cada uma delas (baixa, média ou alta).

O que revela o quão usada em publicidade online é a keyword desejada.

Por exemplo: a alta concorrência mostra que é uma palavra-chave utilizada demais em anúncios portanto muito disputada.

Uma dica importante é sempre analisar o grau de concorrência informado pelo Keyword Planner.

Isso porque pode ser uma palavra-chave com alta procura em pesquisas do usuário, mas que para campanhas com foco em conversão direta (vendas) não é tão vantajosa assim.

Dessa forma podem ocorrer situações em que investir em keyword de média concorrência (ou até mesmo baixa) pode ser mais estratégico.

Conclusão

O Google Ads é indispensável para planejar uma campanha de mídia paga de sucesso.

Por ser uma ferramenta muito poderosa, ela oferece uma grande variedade de recursos (que precisam ser analisados por quem entende – caso contrário, é possível que você acabe investindo e não obtenha o retorno esperado).

Ou seja, a plataforma pode até parecer simples de trabalhar, mas na verdade é bem complexa já que oferece diversas possibilidade de planejar campanhas de anúncios online.

Por esse motivo, antes de começar a investir em busca paga, a dica é aprender a usar corretamente o Google Ads.

Dessa forma você conseguirá investir em links patrocinados sem perder dinheiro por falta de conhecimento técnico.

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