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Quando usar o perfil comercial no Instagram?

perfil comercial no instagram

Já virou rotina. Quando fazemos uma refeição diferente, vamos a um evento ou encontramos com parentes e familiares sacamos os smartphones de nosso bolso, tiramos uma foto e… postamos no Instagram.

Se você também possui esse hábito, saiba que não está sozinho.

A rede social é uma das que mais cresce no mundo, colecionando mais de 500 milhões de usuários espalhados pelo globo.

No Brasil o Instagram conta com uma base de mais de 35 milhões de usuários ativos, ficando atrás apenas dos EUA.

Se esses números impressionam, a empresa anunciou mais uma vitória para sua coleção no início de abril de 2017: o número de usuários diários do recurso Instagram Stories alcançou a marca de 200 milhões.

Criado para bater de frente com o SnapChat, rede social pioneira na possibilidade de postar fotos temporárias, a empreitada da empresa de Zuckeberg foi bem sucedida.

Hoje o SnapChat conta com 158 milhões de usuários diários e seus números vêm caindo.

Ou seja: através do Instagram é possível se conectar a milhões de pessoas através das formas de linguagens que possuem a maior força da internet: imagens e vídeos.

O perfil comercial no Instagram

Todo esse potencial já foi percebido há tempos por empresas que utilizam a rede social para atrair, engajar e aprofundar o relacionamento com seus potenciais clientes.

Anteriormente não havia diferença entre perfis de empresas e de usuários comuns o que dificultava a mensuração das ações voltadas ao marketing e conversão, por exemplo.

Buscando fornecer um melhor serviço aos usuários que utilizavam a rede social para vender produtos ou serviços, o Instagram realizou uma pesquisa com esse público e descobriu que suas principais demandadas eram:

  • Contar com maior visibilidade na rede social;
  • Atrair um número maior de consumidores;
  • Mensurar os resultados.

Com base nessas informações no segundo semestre de 2016 foram lançadas três grandes novidades na rede social: perfis comerciais, métricas e ads dentro do aplicativo.

Na época do lançamento da novidade aqui mesmo, no blog, publicamos um artigo contando mais sobre o perfil comercial no Instagram, suas diferenças e possibilidades. Confere aqui!

Mas, uma pergunta permanece: por que e quando devo usar o perfil comercial no Instagram?

Perfil comercial x Perfil pessoal

A primeira vista realizar a transformação do perfil pessoal de um negócio para um perfil comercial do Instagram é tentador.

Se você pretende ser um profissional de marketing digital de sucesso já sabe da importância das métricas para avaliar suas estratégias e pautar suas decisões.

Antes do Instagram Business a rede social só entregava aos profissionais as conhecidas, e perigosas, métricas de vaidade, como o número de seguidores, likes e comentários.

Agora a plataforma te mostra o número de impressões, o alcance de suas publicações, as visualizações de perfil, os cliques no site e ainda divida seus seguidores em gênero, mostre a faixa etária predominante e horário que estão mais ativos.

Além da possibilidade de contar com todas essas métricas sem dúvidas a mão de trocar o perfil chega a coçar quando pensamos nos ads.

Não tenha dúvidas: o inbound marketing se consolida a cada dia como o futuro do marketing digital, porém os anúncios pagos ainda são poderosos e trazem retorno em curto prazo.

Se você está trabalhando em uma agência ou já sabe que o melhor ROI possível é o objetivo, não há como fugir dessa realidade. Se o cliente investe e uma ação de marketing ele o faz esperando retorno.

Nem todos estão dispostos a esperar o tempo de maturação necessário para que uma estratégia de marketing de conteúdo apresente retornos positivos.

Apostar nos anúncios pagos, então, parece uma opção óbvia e viável nesses casos.

O que nos leva a resposta da pergunta que fizemos no nosso título: quando usar o perfil comercial no Instagram? Depende.

Pesando riscos e benefícios

A mudança para o Instagram Business irá depender sempre da estratégia e objetivos pretendidos com o seu cliente.

Para um negócio local, contar com um botão nas publicações facilitando que fãs, clientes e prospects entrem em contato é uma excelente opção sem dúvidas.

Além disso, acompanhando os resultados através das métricas será possível afinar a estratégia de modo a descobrir o tipo de conteúdo que melhor funciona para aquela audiência.

Por último, o uso de anúncios pagos, certamente permitirá que esse negócio local alcance um número maior de usuários que poderão ser segmentados de acordo com o perfil do público-alvo.

Para o pequeno negócio que busca aumentar sua base de clientes e fortalecer sua marca, sem dúvidas a troca do tipo perfil é interessante e trás benefícios bem claros.

Como nem tudo possui apenas um lado, aqui também levantamos as principais polêmicas e riscos dessa mudança realizada pelo Instagram.

Profissionais de marketing digital alertam que a entrada de anúncios pagos no aplicativo retirou aquilo que ela tinha de mais precioso para as empresas: a capacidade de se humanizarem e criarem conexões com seu público.

Esse ponto de vista é válido sob o ponto de vista que uma das estratégias de maior sucesso para as empresas no uso da rede social estava em mostrar seus bastidores.

São diversos os exemplos que temos de negócios que aproveitam o Instagram para ir além da divulgação de seus produtos e serviços e mostrar seu dia a dia e equipe.

Dessa forma, empresas com branding consolidado poderiam ver sua imagem perante o público ser impactada negativamente.

Mas esse, não é o principal risco associado à mudança.

Há aqueles que alertam para a possibilidade que ocorra com a rede social de imagens e vídeos o mesmo processo que ocorreu com o Facebook. (O que não duvidamos muito, já que o Instagram pertence ao Facebook)

queda de alcance orgânico

O perfil comercial no Instagram e o risco de queda no alcance orgânico

Alguns anos atrás o Facebook, rede social mais poderosa do mundo, criou as Business Pages e incentivou que as empresas aderissem a esse tipo de página.

Hoje se você quer ter um perfil voltado ao seu negócio no Facebook essa é A OPÇÃO.

De início, as mudanças foram ótimas! Facilitaram o uso, a divulgação, o acompanhamento das métricas, a publicação de anúncios, etc.

Com o tempo, o número de usuários atingidos pelas publicações de forma orgânica diminui drasticamente.

Atualmente uma postagem dificilmente chega em 5% da base de usuários que curtem uma página.

A saída para as páginas de negócio não perderem o contato com seus potenciais consumidores e oportunidades de vendas? Investir no Facebook Ads.

Ainda é prematuro afirmar que esse processo ocorrerá no Instagram com 100% de certeza, embora seja possível encontrar relatos que afirmem queda no alcance ao realizar a mudança de perfil.

Aqui a melhor opção é realizar testes. O Instagram ainda permite que após a conversão para o perfil comercial uma empresa volte ao perfil social.

E como dissemos acima: avalie a necessidade de cada cliente. Para alguns a queda na divulgação gratuita pode ser um grande problema, enquanto para outros pode ser facilmente compensada com os anúncios pagos e a maior facilidade no contato.

Exemplos de perfis comerciais de sucesso

Para inspirar vocês nesse novo desafio no marketing digital e finalizar esse artigo, separamos alguns exemplos de empresas que mudaram para o perfil comercial e estão obtendo sucesso no Instagram.

Confira e se inspire!

PetLove (@petlovebrasil):

Pioneira na venda online de produtos voltadas aos animais de estimação à empresa foi fundada a mais de 15 anos e já contava com uma boa presença online.

No momento de lançar seu novo aplicativo, seu principal objetivo era conquistar novos clientes que ainda não conheciam a marca.

Em sua campanha no Instagram, utilizaram os anúncios pagos com um CTA para a realização de download do aplicativo, combinado com a ideia de informalidade, mostrando fotos de seus funcionários com seus pets.

O resultado? Custo por download 30% menor em comparação a outras mídias e aumento de quase 100% no tráfego de novos clientes no site.

Loja Nama (@lojanama):

Criada em agosto de 2016, a Loja Nama vende online artigos de decoração e acessórios como brincos e pulseiras produzidos através de uma impressora 3D.

Com o desafio de encontrar seu público-alvo, apresentar seus produtos e levar seus potenciais consumidores a sua loja virtual, a Nama apostou no Instagram como principal plataforma de marketing.

Em sua estratégia de divulgação apostou no perfil comercial do Instagram e suas possibilidades de criar anúncios segmentados.

Como resultado, no segundo mês anunciando na plataforma superou sua meta de vendas em 86% e na rede social é onde nasce quase a totalidade de suas vendas.

Nando’s Brasil (@nandosbrasil):

A Nando’s é uma fabricante de molho de pimentas sul-africana que faz sucesso no Reino Unido e Austrália e ano passado desembarcou no Brasil.

A venda do produto ocorre em supermercados e pode ser encontrado em até cinco intensidades de sabor.

A marca precisava apresentar seu produto a esses novos consumidores ressaltando a diferença de sabores e a sua classificação própria chamada PERI-ômetro.

Para cumprir esse objetivo foi adotada uma campanha criativa e com anúncios segmentados a um público alvo muito bem definido.

O resultado foi uma taxa de retenção da audiência quase 2 vezes maior que os demais anúncios da marca.

Conclusão:

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo e já se consolidou como líder em seu segmento.

A sua grande base de usuários o torna terreno fértil para as empresas realizarem ações que tenham por objetivo, atrair, engajar, fidelizar e converter clientes.

De olho nas necessidades de seus usuários e do grande potencial para atrair anunciantes durante o ano passado foi lançado o perfil comercial no Instagram.

Com uma série de benefícios e alguns riscos a adesão a esse tipo de conta deve sempre levar em conta as necessidades de seus clientes.

Como mostramos nos exemplos acima, recorrer aos anúncios pagos com uma campanha planejada, criativa e bem segmentada e com o uso de chamadas a ação produz excelentes resultados.

Já para os casos onde os esforços são voltados ao alcance orgânico, manter o perfil social pode ser mais interessante.

Tenha metas e objetivos claros, defina sua estratégia e avalie cada caso para tomar a melhor decisão e obter o melhor retorno sobre investimento para seus clientes.

Gostou desse artigo? Conhece outro perfil comercial no Instagram de sucesso diferente dos casos apresentados aqui? Conta para gente nos comentários!

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