Recolocação de mercado: como fazer sua transição de carreira para o Marketing Digital

Área relativamente nova que oferece uma grande variedade de carreiras, o Marketing Digital atrai profissionais dos mais variados setores que estão em busca de recolocação no mercado. 

Principalmente os formados em Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas). Mas, há espaço também para pessoas com diferentes tipos de graduação ou certificações técnicas.

Está pensando em fazer sua transição de carreira para o Marketing Digital? Então dá uma conferida no nosso post porque você vai descobrir quais as principais profissões do setor. E também como suas experiências anteriores podem facilitar sua transição de carreira. 

Principais áreas do Marketing Digital

O primeiro passo para ter sucesso na área, é saber exatamente no que quer trabalhar. Isso porque o Marketing Digital é um campo amplo que reúne profissões novas que exigem skills e domínios de ferramentas totalmente diferentes. Confira as principais carreiras:  

Quer trabalhar no meio online, mas ainda não entende o que faz a maioria desses profissionais? E nem conhece as habilidades que precisa desenvolver? Uma dica legal é, além de pesquisar bastante sobre a área, se inscrever em um curso introdutório para aprender o básico de Marketing Digital

Isso vai facilitar sua transição de carreira porque você vai entrar em contato com professores que também são profissionais experientes. E que podem inclusive ajudar você a descobrir qual área deve aprofundar seus aprendizados futuros com indicações de cursos específicos nela.

Sem contar que irá conhecer pessoas e fazer networking, caso seja um curso presencial de introdução ao Marketing Digital.

Como suas experiências profissionais podem agregar ao Marketing Digital

Quem pretende se preparar para começar a trabalhar com Marketing Digital precisa aprender conceitos, estratégias, ferramentas e técnicas para conquistar a recolocação na área. Mas, em muitos casos, suas experiências profissionais podem ser necessárias na nova carreira. Inclusive se tornando até diferenciais. 

Jornalistas

As habilidades de pesquisa, escrita e storytelling são muito necessárias no Marketing Digital principalmente nas seguintes carreiras:

  • Inbound Marketing/ Marketing de Conteúdo: precisa aprender a realizar pesquisa de palavra-chave e a compreender a intenção do usuário. Para dessa forma criar pautas para posts que sejam relevantes para as audiências e também que reforcem a autoridade do marca. Só para citar um exemplo das atribuições dessa função que engloba gestão de conteúdo.
  • Redator: se você quer trabalhar com produção de conteúdo, por exemplo, como é fundamental que você tenha noções de SEO para aplicar em textos. Dessa forma é possível criar conteúdo otimizado. O que é indispensável para o blog ou site se posicionar melhor no Google. Ou seja, ser encontrado com mais facilidade pelos internautas.
  • Jornalista de dados: outra nova profissão para jornalistas em alta.  Também conhecido como profissional de Data Driven Journalism, é ele que interpreta indicadores e estatísticas, compara informações, pesquisa dados brutos de planilhas de Excel,etc. Então se você quer atuar nessa área do Marketing Digital terá que aprender a realizar análise de dados, caso ainda não saiba. 

Assessor de imprensa 

Gestão de Redes Sociais, Analista de Link Building ou Assessor de Imprensa Digital são algumas das profissões que graduados em Comunicação Social costumam se sair bem no Marketing Digital. 

 

  • Profissional de Link Building: o conhecimento de SEO, produção de conteúdo e assessoria de comunicação são a base. Isso porque você irá desenvolver relacionamentos para conseguir publicações com backlinks. Portanto toda sua experiência como assessor de comunicação offline é indispensável. Da produção de releases à rede de contatos que você possui. 
  • Redes Sociais: atua na distribuição de conteúdo nas social media. Do planejamento à execução passando pela mensuração do processo. Ou seja, não é muito diferente da sua experiência com veículos offline. 

No caso de você atuar como Link Builder, terá que analisar prévia de métricas de SEO Offpage como Domain Authority (DA – autoridade de domínio) e Page Authority (PA – autoridade de página) que são analisadas na ferramenta Moz ou similares. 

Isso porque você também terá que levar em conta esses indicadores na hora de escolher os veículos que realmente interessam o envio de releases e publicações de guestposts.    

Já se resolver trabalhar como gestor de redes sociais, será necessário aprender  estratégias de Instagram, LinkedIN e/ou Facebook. E também as especificidades de cada uma das social medias para conseguir se comunicar com o público-alvo de maneira mais assertiva.

Quer algumas dicas para atuar na área de Social Media? Baixe gratuitamente o Webinar Como Rodar sua estratégia de Redes Sociais que reúne experts da área. 

Publicitário 

Para você que é formado em Publicidade e quer trabalhar na área de Marketing Digital, é preciso aprender algumas coisas. Mas, sua experiência offline pode ajudar bastante principalmente na área de mídia de performance

Isso porque você pode trabalhar com Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, entre outros. Ou seja, criando anúncios online e gerenciando campanhas.  

Também pode trabalhar com Inbound Marketing na área de e-mail marketing.  Ou como copywriting, que é o bom e velho redator publicitário, mas que atua com conteúdo otimizado focado em vendas.  

Entre as várias opções, o trabalho como atendimento publicitário em agência digital também é destaque. 

Profissional de TI 

Quem é da área de Informática também encontra algumas opções de recolocação profissional na área de Marketing Digital. É possível atuar como desenvolvedor em agências online, e-commerces ou empresas com presença online em geral. 

Outra opção é ser especialista em SEO Onpage. Dessa forma você pode atuar em agências de Marketing Digital, lojas virtuais ou em startups diversas realizando otimizações de sites.

Para isso, será necessário aprender Search Engine Optimization. Inclusive para entender como funciona o Google e os principais buscadores. Além de se manter atualizado em relação à algoritmos e updates. 

Profissionais de vídeo

Considerado um mix de buscador e rede social, o Youtube é a segunda maior ferramenta de busca online do mundo e reúne um grande número de youtubers profissionais e influenciadores digitais que vem aumentando cada vez mais nos últimos anos.  

O que fez crescer a demanda por profissionais de vídeo para atuar na produção e edição de conteúdo para Youtube e outras social medias.

Portanto não falta espaço no Marketing Digital para quem é expert em audiovisual. Sem contar que as experiências prévias offline podem agregar bastante na carreira online. Talvez seja necessário apenas aprender alguns programas específicos, mas vai depender da vaga desejada.

Além disso, também é possível conseguir recolocação na área de e-learning. Isso porque a quantidade de cursos digitais também cresceu bastante nos últimos anos. O que gerou novos empregos para profissionais de vídeo.  

Conclusão

Gestor de Redes Sociais e consultor de SEO são apenas algumas das diferentes profissões do Marketing Digital. Esse vasto campo vem criando inclusive várias oportunidades de recolocação no mercado

Para atuar no meio online, muitas vezes é preciso aprender coisas novas e até se especializar na área que você deseja por meio de cursos e/ou mentorias

Mas, vale lembrar que em muitas situações, as experiências anteriores de quem está em transição de carreira têm muito a contribuir com a nova área. E fazem toda a diferença na hora de conquistar seu novo emprego.  

Quer começar a aprender Marketing Digital? Baixe nossos materiais gratuitos para entender melhor sobre o mercado e conhecer dicas de especialistas na área. 

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