Empreendedorismo digital: é possível começar com um site simples

Criar site institucional em WordPress é um passo fundamental para se tornar empreendedor digital

Você é um profissional autônomo que está na dúvida se um site simples consegue atender bem suas demandas?

Então confere esse post Marketagem para entender melhor o que é empreendedorismo digital e como um site institucional, até mesmo sem blog, pode ajudar a ganhar dinheiro na internet com sua carreira freelancer ou sendo um microempreendedor individual (MEI). 

 O que é empreendedorismo digital

Quando uma pessoa cria um negócio para funcionar exclusivamente pela internet com o objetivo de ter lucro é chamado de empreendedor digital. Mas, o conceito se ampliou ao longo dos anos  com a popularização da internet, e passou a englobar também os casos de digitalização de empresas

Ou seja, quando um negócio que já existe no offline  passa por uma transformação digital para se adaptar às novas tecnologias para operar também pela internet para faturar também pelo online

O que pode ocorrer com a criação de site institucional ou com vendas pelo WhatsApp ou até mesmo uma simples presença nas redes sociais como Instagram ou Facebook, entre outras ações.

Como ser empreendedor digital 

Fazer um site simples é um passo fundamental para o empreendedorismo digital, mas não é o  primeiro e nem o único. 

Na verdade, dependendo de como você pretende ganhar dinheiro com a internet, o caminho pode ser bem parecido com o de um empreendedor tradicional. E pode ser bem diferente quando a empresa já existe e está migrando para o virtual ou aumentando a operação para atuar também online. 

Ou seja, a resposta para a pergunta como ser um empreendedor digital é complexa porque depende do seu caso específico. Porém, alguns passos são recomendados para a maioria dos casos como:

  •  Faça um bom planejamento financeiro: inclusive para não misturar suas finanças pessoais com as finanças do negócio (o que costuma ser péssimo para a saúde financeira independente se a empresa é digital ou física) 
  • Estude o mercado: identificar oportunidades em produtos ou serviços e até mesmo o esforço de venda é possível com pesquisas de Marketing. Inclusive ajuda você a escolher seu nicho  
  • Analise a concorrência: ficar de olho no que as empresas ou empreendedores digitais que atuam no seu segmento fazem é importante para criar estratégias que trazem resultados e até mesmo entender como se relacionar com o público-alvo de maneira assertiva, criar boa reputação, entre outros benefícios.
  • Defina seu público-alvo: entenda o perfil de consumidor que faz sentido para o seu negócio online. Exemplo: homens de  25 a 40 anos da classe B com renda entre X e Y. 
  • Faça matriz de SWOT: vale a pena fazer a análise  dos seus pontos fortes e pontos fracos (ambiente interno), mas também das oportunidades e ameaças relacionadas ao ambiente externo
  • Crie um site institucional: até mesmo um modelo simples sem blog consegue trazer bons resultados e fazer a diferença para quem é profissional autônomo, MEI, freelancer ou pretende começar no empreendedorismo digital 
  • Crie perfis nas redes sociais: primeiro descubra quais as que o seu público-alvo está e concentre-se nelas. Para potencializar o relacionamento online, você pode criar um blog da marca para abastecer o Facebook ou LinkedIn, por exemplo, com informações relevantes. Ou então apenas criar conteúdo com apelo visual para o Instagram.
  • Entenda de Marketing Digital: por mais simples que o site seja, ele é um importante ponto de contato que pode inclusive permitir que outras ações de Marketing Digital sejam realizadas. Sem contar que para as pessoas descobrirem suas páginas virtuais, é preciso divulgá-las de diferentes formas: anúncios online nas redes sociais e/ou no Google, conteúdos atraentes nas redes sociais e em blogs, etc. 

Como ganhar dinheiro com empreendedorismo digital com a ajuda de um site simples  

Muitas pessoas que pretendem se tornar empreendedores digitais acham que para começar a ganhar dinheiro pela internet precisam investir em um site robusto e sofisticado com vários recursos para passar credibilidade e conseguir trabalhar bem o Marketing Digital. Mas, não precisa necessariamente ser assim. 

Isso porque um site simples em WordPress consegue entregar o que é fundamental para um profissional autônomo mostrar seu trabalho e um freelancer começar seu negócio. E também o que uma empresa física precisa para oferecer mais do que um cartão de visita virtual, mas um verdadeiro um ponto de contato online.  

Ou seja, esse tipo de site institucional reúne as páginas principais e os recursos básicos como:

  • Homepage
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Contato
  • Depoimentos 
  • Geolocalização

site institucional é simples, mas permite começar trabalhar Marketing Digital e SEO

Redução de custos com criação de site institucional simples

A redução de custos é fundamental para profissionais autônomos conseguirem oferecer seus serviços com preços mais competitivos assim como os microempreendedores individuais e freelas. Por isso o investimento em um site simples pode fazer a diferença. 

O modelo é considerado um investimento relativamente baixo quando comparado às plataformas de ecommerces (mesmo colocando na conta os custos com domínio, registro e hospedagem). E no caso dos sites mais robustos, além de serem mais caros por não usarem templates prontos, dependendo de como forem construídos podem precisar de manutenção com o passar do tempo. O que precisa ser levado em conta também no seu planejamento financeiro. 

Já na comparação com o site Wix, apesar de ser gratuito, pode acabar demandando um investimento em um site simples em WordPress ao médio ou longo prazo. Isso porque ele tem limitações técnicas que inviabilizam algumas coisas, como por exemplo, a otimização de site para o Google (Search Engine Optimization mais conhecido como SEO). 

Sem contar que não suportam uma grande quantidade de arquivos. O que pode comprometer a experiência do usuário gerando até travamentos. Ou seja, costumam ser boas opções para sites pessoais, mas para empreendedorismo digital, acabam apenas adiando o investimento em site profissional.

Vendendo seus produtos ou serviços online

Empreendedores digitais costumam vender infoprodutos. O que pode ser feito por meio de um site simples. Basta criar uma página de venda de ebooks, cursos online, entre outros. O pagamento pode ser por meio de depósito na conta da sua empresa, via Pagseguro (ou outra solução para transações online), boleto bancário, etc.

Para a divulgação, você pode usar anúncios online nas Redes Sociais (Facebook Ads, Instagram Ads, etc.) e/ou no buscador Google Ads). Dessa forma você traz pessoas direto para a página. O que aumenta as chances de vendas. 

Vendas indiretas com Marketing Digital

Outra possibilidade é divulgar seus serviços no site, mas utilizar as estratégias de Marketing Digital para realizar vendas ao médio ou longo prazo. Como, por exemplo, com Inbound Marketing (Marketing de Atração).

Para isso, você pode criar um blog no seu site institucional (por mais simples que seja) e começar a produção de conteúdo que você pode divulgar nas redes sociais da marca e também para a base de contato (que foi gerada pelos formulários existentes no seu website) por meio de campanhas de email marketing.

Mas, lembre-se que SPAM  não é uma boa prática, então só mande mensagens para quem aceitou previamente o recebimento. 

Você pode ainda otimizar o site para aparecer nas primeiras posições do Google. O que facilita muito ser encontrado pelo seu público-alvo. E ainda confere mais visibilidade ao seu site (já ouviu aquela máxima: “se não está no Google, não existe” ?). Mas, esse não costuma ser o primeiro passo porque os resultados são ao médio ou longo prazo (pelo menos 6 meses, dependendo do caso).

Monetizar site simples também é possível

Outra forma de explorar as possibilidades de ganho com seu site simples, além da venda de produtos próprios nele, é colocando também anúncios de terceiros (por meio, por exemplo, do Google AdSense).

E até mesmo vendendo posts patrocinados (caso você tenha um blog nele). O que pode ser por meio de prospecção direta ou indireta. Caso você faça isso, a dica é mostrar ao leitor que se trata de um conteúdo patrocinado.

Sem contar que você pode ainda fazer reviews e avaliações de produtos de parceiros no blog do seu site profissional. 

Conclusão

Ser um empreendedor digital é o sonho de muita gente. Mas, para transformar isso em realidade e ganhar dinheiro na internet, não é preciso investir tão alto em um site robusto e sofisticado. 

É possível criar um site simples em WordPress para conseguir divulgar seus produtos ou serviços, fazer Marketing Digital, aparecer no Google e ainda explorar email marketing e as redes sociais para vender mais. 

Os modelos  de website com blog são os mais recomendados para profissionais autônomos, MEI e freelancers porque aumentam as possibilidades de trabalhar o Marketing Digital para gerar mais vendas ao longo prazo. Porém, também é possível empreender no online com um site básico sem blog mesmo. 

Quer aprender mais sobre sites e Marketing Digital? Assine nossa newsletter para receber os novos conteúdos por email. 

Quer melhorar sua proposta comercial?
Faça as perguntas certas para mais prospects virarem clientes com o Briefing + aula com expert em Vendas do Marketagem

Receba conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital em seu e-mail!

Previous Post

Conheça os diferentes tipos de sites e entenda qual é o mais recomendado para sua empresa

Next Post

Para criar um site, é preciso saber programar?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top
Abrir a conversa
1
Fale com um especialista pelo Whatsapp
Olá! 👋
Caso tenha alguma dúvida, fale com um especialista por aqui!