Insights do Startup Weekend Niterói

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Recentemente fomos apoiadores fizemos a cobertura da 1ª edição do Startup Weekend Niterói, que aconteceu durante os dias 14, 15 e 16 de Julho de 2017.

Até então, nunca tínhamos participado de um Startup Weekend, porém sempre acompanhávamos as edições que aconteciam aqui no Brasil e no Rio de Janeiro principalmente (por ser o nosso Estado).

O evento é uma imersão transformadora que agrega muito para pessoas de todas as áreas que pretendem trabalhar em cenários cada vez mais complexos e competitivos.

Nesse post, resolvemos listar alguns insights que o Startup Weekend Niterói deixa de aprendizado para quem deseja trabalhar com Marketing Digital.

Vamos lá?

1 – Tenha um problema bem definido

Infelizmente é muito comum no mercado entender bastante de ferramentas e não ter um conhecimento da demanda a ser atendida.

Com isso, cria-se a cultura de que tudo pode ser resolvido com uma simples campanha ou alguma ferramenta.

Nem tudo se resume a ferramenta. Muitas vezes o problema antecede a ferramenta e é no produto, no público, etc.

2 – Não tenha medo de ajustar o caminho enquanto navega

Vivemos em um mundo com muito conteúdo e promessas de fórmulas mágicas e caminhos sem esforço para atingir o sucesso.

Isso não existe!

O que existe é muito trabalho, tentativas e erros que geram uma casca de conhecimento de mercado, ferramenta para aí sim poder afirmar de forma mais assertiva que determinado caminho é melhor.

Por isso, não tenha medo de errar e ajustar o caminho.

Pode parecer estranho para você escutar que errar é legal mas o erro proporciona um maior conhecimento do mercado, do produto, das ferramentas e do seu repertório de soluções.

Não pensem que todas as empresas acertam sempre.

As empresas com cultura de teste avançada antes de soltar uma campanha para o mercado, realizam testes para aparar as arestas e ao soltar a campanha no mercado, chegam com possibilidades claras de resultados escaláveis.

3 – Faça para o cliente e não para você

O Marketing Digital é encaixado no que chamamos de indústria criativa. Dessa forma, é natural que muitas ideias sejam criativas e gerem aquele sentimento “nossa, como esse cara pensou nisso?”.

Porém, ter ideias criativas para você é simples. Agora, ter ideias criativas para solucionar um problema existente é o problema.

Ao pensar em soluções, foque ao máximo no cliente e não no que você considera legal. Viva o segmento do cliente.

4 – Entenda de tudo um pouco mas seja especialista em algo

Não adianta que não tem como ser o monstro das galáxias em todos os assuntos.

Estude de tudo um pouco mas busque um conhecimento mais profundo em áreas que mais conversam com o seu perfil.

Se o seu forte é design, entenda também um pouco de Marketing para fortalecer o seu trabalho em objetivos como conversão, crescimento, etc.

Se o seu forte é conteúdo, entenda um pouco de design para diagramar melhor seus conteúdos e atingir melhores resultados com ele.

Se o seu forte é marketing, entenda um pouco de programação, pois isso ajudará demais no desenvolvimento de soluções de melhoria de conversão, etc.

5 – Execute

execução

Em mundo cada vez mais rápido e mutante, a execução é cada vez mais valorizada.

Normalmente, antes começar a operação de uma empresa, é necessária a criação de um plano de negócio com um estudo gigantesco.

Esse estudo dirá se a ideia é viável ou não.

Vimos em 03 dias, esse estudo ser resumido em um business model canvas e o público final avaliar se a ideia era viável ou não.

Isso é algo brilhante!

Portanto, valorize a execução. Ao pensar em Marketing Digital, estude um pouco e execute o que aprendeu. Só assim você aprenderá o que o mercado pensa.

6 – Nem sempre o quantitativo é o melhor

Nesse processo de montagem de empresa, é imprescindível compreender o seu cliente ideal (o que faz, o que consome e onde o seu produto ou serviço pode ajuda-lo).

No caminho comum, seria necessária uma pesquisa megalomaníaca para entender anseios, comportamentos para aí sim chegar ao perfil ideal de cliente, correto?

Mas como fazer isso em 3 dias e transformar uma incerteza em algo menos incerto?

Realizando também uma pesquisa. Mas ao invés de quantitativa (volume de respostas), a opção será por qualitativa (qualidade e profundidade das respostas).

Ao realizar uma pesquisa qualitativa, o volume de respostas pode ser menor, entretanto, a qualidade muito maior.

Vimos grupos que realizaram pesquisas com 40, 50, 100 pessoas e idealizaram um perfil de cliente ideal a partir dessas respostas.

Use e abuse das redes sociais para realizar pesquisas e não despreze o contato tete a tete. Ele pode ser a virada de chave principal.

7 – Não espere acontecer. Faça por onde

Talvez esse tenha sido a maior das lições que ficaram do evento.

Em 3 dias vimos vidas sendo alteradas e pessoas correndo atrás como se não houvesse amanhã.

É meio louco pensar que em 3 dias é possível criar uma empresa que pode ser a maior mudança da sua vida. Mas sim, isso é possível.

Adotando um pouco dessa filosofia, fomos para o evento e falamos com todos. Fizemos novas parcerias, novos amigos.

Não é porque estávamos no Startup Weekend que tudo iria acontecer. Nós fizemos por onde e fizemos acontecer.

Nunca participou de um Startup Weekend? Veja na nossa Fanpage os vídeos que fizemos durante o evento.

Assistir os vídeos

Conclusão – Aplique a filosofia do Startup Weekend

Estamos em uma era de muitas incertezas.

Tenha um objetivo final bem concreto e não tenha medo de mudar o seu caminho até ele.

Saiba que o aprendizado mais que nunca será contínuo, pois talvez o que tenha aprendido hoje não surtirá mais efeito dentro de alguns meses ou anos.

O mesmo acontece com clientes.

Talvez o motivo de utilização de um produto ou serviço mude para ele. Dessa forma todo o estudo de Marketing para captação deve mudar também.

Aqui no Marketagem vivenciamos exatamente esse mundo de incertezas, pois temos como público pessoas que desejam ingressar no mercado de Marketing Digital, sendo que o mercado está em constante atualização.

É como se estivéssemos em constantes rodadas de Startup Weekend aprendendo novas formas de chegar ao nosso caminho final.

Isso requer de nós um esforço de aprendizado e resiliência fortíssimo.

E aí? Teve afinidade com os aprendizados? Conte pra gente nos comentários!

Sobre o Autor

Formado em Publicidade e com MBA em Gestão de Projeto. Possui sólida experiência em Marketing Digital e é especialista em SEO. Além disso é co-fundador da Search Lab e fundador do Marketagem.

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