Tel: (21) 3620-8232

Como trabalhar com Marketing Digital? Habilidades, dicas e ferramentas

trabalhar com marketing digital

Dominar ferramentas como Google Analytics é uma necessidade para trabalhar com Marketing Digital.

Mas, atualmente os principais desafios para os profissionais da área estão mais voltados ao desenvolvimento de habilidades interpessoais e visão analítica.

Quer ser profissional de Marketing Digital? Confira algumas dicas essenciais para se dar bem na carreira e trabalhar com Marketing Digital..

Vivencie o mundo online

Quer ser analista de mídias sociais?

É possível aprender muito fazendo um bom curso, mas seu desempenho profissional será infinitamente melhor se você for também usuário do Facebook, Instagram, LinkedIn, etc…

Isso porque você consegue:

  • Identificar na prática o que pode ser aprimorado
  • Analisar o que está dando certo (tanto do ponto de vista do internauta quanto do profissional de marketing)
  • Ter insights para novas campanhas
  • Networking

Deseja trabalhar com conteúdo?

Os requisitos básicos são: gostar de ler, pesquisar e escrever bem. Cursos na área são importantes, mas não há como realizar suas tarefas sem essas habilidades fundamentais.

Tenha conhecimento técnico

Além da vivência online, é imprescindível obter conhecimento técnico na área que pretende atuar.

Aprender como funciona realmente o mundo digital é o que diferencia profissional de usuário (entender a dinâmica por trás das redes sociais, dos mecanismos de busca, das ferramentas de ads, etc).

Seja resiliente

Superar adversidades é uma das principais habilidades que um profissional de Marketing Digital precisa ter.

Isso porque vender online é um processo complexo que inclui erros (que precisam ser detectados o quanto antes) e novas tentativas de recuperação imediata.

Ou seja, exige inteligência emocional e raciocínio rápido para uma eterna superação de obstáculos.

Além disso, você precisa estar preparado para ouvir a palavra não toda hora.

Mas, sem desistir. Trabalhar com Marketing Digital não é fácil, rápido ou simples. É preciso ter determinação e muita resiliência para obter os resultados desejados.

Tenha muita criatividade

No Marketing Digital, ser criativo é mais do que ter uma boa ideia.

É resolver problemas de maneira inovadora.

E para isso, é preciso olhar o mercado de forma diferente para criar soluções que funcionam de verdade no seu negócio.

Estudar a concorrência estimula bastante a criatividade dos profissionais de marketing online.

Não para simplesmente copiar o que o concorrente faz, mas para ir além do que é feito por ele.

Analisar o que funciona e adaptar para a realidade do seu segmento é primordial assim como entender o porquê de algo não ter dado certo.

Cada público alvo / persona tem suas especificidades e a criatividade é ingrediente obrigatório para originar soluções eficazes.

Desenvolva o pensamento analítico

Analisar dados é a base para o sucesso do Marketing Digital.

É acompanhando os indicadores certos que é possível estabelecer planos de ação para alcançar os resultados planejados.

E não há como fazer isso sem profissionais que tenham desenvolvido a habilidade do pensamento analítico. O que engloba algumas atitudes como:

  • Definir metas
  • Interpretar dados corretamente
  • Acompanhar principalmente os indicadores relevantes para o negócio
  • Transformar dados em ações de sucesso
  • Ter foco e senso de prioridade
  • Raciocinar de forma lógica rapidamente

Aprenda os fundamentos do Marketing Digital

Entender como funciona o funil (jornada de compra do cliente) e os canais de Marketing Digital é o ponto de partida.

Funil de Marketing

É um esquema que representa a jornada do potencial cliente até a decisão de compra.

O funil de marketing é simbolizado por uma pirâmide invertida onde o topo (maior) revela que a pessoa está mais longe da aquisição e a base (menor) é a parte mais próxima da decisão de compra.

Etapas do funil de Marketing Digital

Topo: também chamado de fase de atração, é quando o usuário é apenas visitante do seu site. O que o trouxe ao funil foi o interesse por algum conteúdo do blog ou porque tem curiosidade de saber mais sobre a marca. O objetivo da equipe de marketing, nesse ponto, é transformar visitante em lead. Para isso, é preciso levar a pessoa mais para dentro do funil.

Meio: é o momento que a pessoa já identificou que precisa buscar uma solução (que no topo do funil ainda não sabia) e quer entender como produtos ou serviços podem resolver o problema. É no meio do funil que os profissionais de marketing precisam selecionar quem tem chances reais de comprar o produto (e levar para a 3ª etapa do funil) e quem é só curioso.

Fundo: é a parte mais profunda e menor do esquema. Isso porque é composta apenas por pessoas selecionadas que já decidiram que vão comprar o produto, mas estão apenas decidindo que marca comprar. Ou seja, estão a um passo de comprar com sua empresa (basta dar um empurrãozinho).

Canais de Marketing Digital

São meios online que as marcas disponibilizam para que os internautas possam interagir com elas via internet.

Para analisar o desempenho dos canais de Marketing Digital, a empresa precisa utilizar ferramentas para acompanhar os indicadores mais relevantes, como o Google Analytics.

Tráfego direto

que é contabilizado toda vez que o internauta digita a URL da página direto no navegador e a acessa.

Tráfego orgânico

que ocorre por meio de pesquisa de palavra-chave do usuário nos mecanismos de busca .O que o leva a acessar seu site ou e-commerce.

Redes Sociais

Mais do que manter perfis institucionais em diferentes mídias sociais, o canal serve para criar interação entre pessoas e marcas.

O sucesso das estratégias nas redes sociais pode ser mensurado pelo tráfego que sai, por exemplo, do Facebook para seu blog, site ou e-commerce.

E-mail Marketing

É um canal fundamental tanto para criar relacionamento com targets e prospects quanto para alavancar vendas e recompras.

O e-mail marketing precisa provocar reação no destinatário como:

  • Clicar em links enviados;
  • Curtir seu canal no Youtube;
  • Comprar com cupom que você enviou;
  • Até mesmo se descadastrar da sua lista.

Para ter sucesso com e-mail marketing, é preciso planejar muito bem suas campanhas e ter consciência que os resultados costumam ser de médio a longo prazo.

Rede de Afiliados

É um canal que reúne produtores de conteúdo, consultores, influenciadores digitais, etc.

Para recomendar online seus produtos e assim vender para as audiências deles. Em troca, sua empresa paga comissão.

É possível ter uma rede de afiliados própria ou se cadastrar em plataformas online especializadas como a Afilio.

Referral

Também conhecido como Link Building, é quando o tráfego da sua página aumenta por meio de linkagem de outros sites para o seu.

Quem mensura esse desempenho é o Referral (canal referência de tráfego de links externos).

Para o sucesso desse canal de marketing digital, é necessário muito trabalho de SEO e relacionamento com a mídia / influenciadores digitais.

Link Patrocinado

Também chamado de Paid Search, é a publicidade que aparece em resultados de pesquisas.

O Google Adwords é referência nesse canal que é muito eficaz quando o planejamento é bem feito. É possível fechar vendas em minutos.

Facebook Ads / outras publicidades online

Esse tipo de canal de Marketing Digital é para anunciar produtos e serviços nas redes sociais.

No Facebook Ads, por exemplo, é possível criar propagandas online que despertam o interesse do usuário devido a grande capacidade de segmentação que a plataforma possibilita.

Os resultados costumam ser imediatos para pessoas que estão próximas ao momento de compra (fundo de funil).

Display

São campanhas que utilizam banners em sites parceiros do Google. Esse tipo de canal permite escolher nichos ou páginas específicas.

Para saber se a campanha está indo bem, basta acessar Aquisição no Google Analytics e verificar o item Visão Geral.

como começar no marketing digital

Como começar no mundo do Marketing Digital?

Aprendendo! A área de Marketing Digital é bem vasta. Então a dica é entender os fundamentos, escolher em que parte quer atuar e correr atrás de conhecimento.

Há muita informação gratuita para aprender Marketing Digital. E-books, lives, webinars, eventos, etc.

Você pode aproveitar tudo isso, mas sua preparação para o mercado vai demorar mais do que se investir em bons cursos online ou presenciais.

Dicas de livros de Marketing Digital

Existe muito conteúdo sobre o tema em versão física ou em e-book.

Mas, alguns livros de Marketing Digital são referência. Confira algumas dicas de leitura que já estão traduzidas para português:

Marketing 4.0 – do tradicional ao digital: dos autores Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, o livro é um guia sobre o futuro do Marketing Digital escrito por ninguém menos do que pai do Marketing.

Marketing de Conteúdo Épico: escrito pelo especialista em Inbound Marketing, Joe Pulizzi, o livro ensina como produzir conteúdo relevante e que realmente atrai. E também como captar e manter clientes, entre outros assuntos cruciais para quem trabalha na área.

Receita Previsível: escrito por Aaron Ross, autor de best-sellers na área de negócio e empreendedorismo, o livro ensina como implantar a famosa máquina de vendas validada pela SalesForce (que fatura mais de 100 milhões de dólares por ano).

Cursos de Marketing Digital

Não faltam opções para aprender.

Há cursos introdutórios gratuitos e outros mais completos que são pagos, mas valem a pena porque preparam mesmo para o mercado.

Pago

Curso Analista de Marketing Digital – Marketagem: com carga horária de 90 horas, o curso forma Analistas de Marketing Digital bem preparados para o mercado. Ministrado por especialistas em Marketing Online, as aulas reúnem teoria e prática (com estudos de caso). No fim do curso, os alunos apresentam um planejamento e plano de ação.

Curso Introdução ao Marketing Digital – Marketagem: com carga horária de 08 horas, o curso apresenta os princípios do Marketing Digital e é destinado para pessoas que não conhecem o tema ou que desejam começar a estudar o tema.

Gratuito

Curso Marketing Digital – Rock Content: a empresa mineira oferece 11 certificações em Marketing Digital, sendo 4 gratuitas (Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, Produção de Conteúdo para Web e Outbound Marketing & Sales Outbound Go) e 7 pagas.

Mesmo só fazendo aulas grátis, o aluno ganha certificado de conclusão.

networking

Networking

Conhecer pessoas que trabalham com Marketing pode criar novas oportunidades na carreira (parcerias, clientes, recolocação profissional, etc) e iniciar amizades.

Ser usuário ativo do LinkedIn é uma ótima forma de se relacionar com gente do meio e também mostrar suas habilidades profissionais.

Além disso, ir a eventos do segmento e fazer cursos de marketing também facilitam o networking.

estudante

Se você é estudante

  • Marque presença nos principais eventos de marketing digital (principalmente os da área que você pretende trabalhar);
  • Faça cursos de extensão e especialização na área (vá além da grade curricular);
  • Converse com professores e peça indicações (cursos, livros, eventos, etc);
  • Converse com seus colegas de faculdade (inclusive os que se destacam);
  • Participe de feiras de estágio;
  • Publique textos autorais no LinkedIn, blogs, etc.
  • Colabore em empresas jr.

buscando recolocação

Se você está buscando recolocação

  • Tenha meta e desenvolva as competências exigidas pelo mercado;
  • Utilize plataformas de freelancer;
  • Estude bastante (e-books, webinars, cursos gratuitos e pagos, vídeos, etc.);
  • Converse com profissionais da área;
  • Use o LinkedIn para se conectar com profissionais de RH de empresas que deseja trabalhar e gente da área.

já está no mercado

Se você já está no mercado

  • Aprenda sempre coisas novas;
  • Esteja antenado com as inovações tecnológicas da sua área;
  • Participe de eventos;
  • Converse com experts;
  • Foque na melhoria contínua (atualize-se sempre com cursos e livros)

Conclusão

Quer trabalhar com Marketing Digital?

A dica é sempre desenvolver as habilidades necessárias para atuar na área como dinamismo e resiliência.

Além disso, é preciso ter em mente que vai precisar de muito estudo.

A melhoria contínua é fundamental para o sucesso nessa carreira que está sempre em atualização.

Este post tem 4 comentários

  1. beeem, estou no princípio do começo do início … do aprendizado do marketing digital, retomando carreira no marketing q conheci faz décadas aposentado, retomando para estabelecer e-commerce para pessoa da família, artista e artesã q produz decorações em papel cartão (scrapbook) para mesas de festas (maior parte infantis) q encantam mesmo, ela ñ tem condições estruturar mkt digital, e-commerce, etc, e é por aí q iremos (com bem pouco $$$) então, aprendendo e reaprendendo, vamo-que-vamo, gostei deste e seguirei seus conteúdos.

    1. Muito obrigado pelo feedback, Paulo. Muito bacana saber que esse conteúdo te ajudou.

  2. Para se trabalhar com marketing digital é preciso estudo constante. As ferramentas digitais sempre estão em mudanças então nunca devemos deixar de lado os estudos.

    1. Exatamente, Ernaldo. As coisas mudam muito rápido e precisamos sempre estudar, estar atentos a mudanças tecnológicas e focar sempre na melhoria contínua.

Deixe uma resposta

DESEJA APRENDER MARKETING DIGITAL GRATUITAMENTE?

Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo em seu e-mail.

Receba nossas postagens por e-mail

Fechar Menu
Olá visitante. Queremos conhecê-lo antes de continuar a navegação.
Será bem rápido.
Nos diga seu nome e e-mail para que assim possamos estreitar cada vez mais nossa relação :)
Você receberá um e-mail com um pesquisa rápida e a partir de agora receberá todos os post do blog por e-mail.
Muito obrigado!
Fechar