Quer ser redator profissional ou freelancer?
Mas, fica confuso com os diferentes nomes de cargos que você encontra em sites de emprego e as funções solicitadas.
Não se preocupe porque isso acontece toda hora no mercado.
Tanto que há empresas que procuram habilidades que não correspondem ao cargo de redator que estão tentando contratar.
Ou seja, esperam de um Redator Web, por exemplo, funções de um Redator Publicitário.
Por que acontece essa confusão? O motivo é muito simples: existem diferentes tipos de redatores profissionais.
Quer entender a diferença entre eles e o Redator UX? Leia nosso post. Confira:
Também conhecido como Redator de Conteúdo, o Redator Web tem sido cada vez mais requisitado no mercado por causa das estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.
O que alavancou a produção de textos relevantes e úteis na internet.
Portanto inúmeros posts de blogs de marcas, lojas virtuais ou profissionais liberais costumam ser anonimamente escritos por Redatores Web.
Para isso, há todo um processo complexo que envolve os objetivos de Marketing da empresa que o escritor trabalha ou presta serviço até resultar na produção do conteúdo original.
Escreve bem, e de maneira otimizada para SEO, conforme o tom de voz da marca e para os mais variados tipos de personas e nichos.
Por esse motivo, o mercado procura Estagiários de Jornalismo ou Letras e para cargos efetivos principalmente Jornalistas e Letrólogos (ou Beletristas, como preferir!)
Ser Redator de Conteúdo em agência é seu objetivo profissional? A dica então é aprender a escrever para web e ter um portfólio bem diversificado porque você precisará produzir textos para uma grande variedade de segmentos.
Já se seu objetivo é atuar como Redator Web em E-commerce, a melhor estratégia então é reunir um portfólio rico focado no segmento da marca que você pretende atuar.
Mas, nos dois casos, a produção de conteúdo relevante e útil, de fácil leitura e com técnicas de SEO é o esperado.
De acordo com o site Vagas.com, a média salarial do Redator Web no Brasil é R$ 1.800. Mas, isso varia com base na experiência do profissional e da região que trabalha.
O Redator Web Júnior costuma ter o salário de R$ 1.218 enquanto o Redator Web Sênior chega a receber R$ 2.600.
Já na página da Catho, a média salarial no Brasil divulgada é R$ 2.043,61.
Mas, quem é Redator Freelancer de Conteúdo pode faturar muito mais (ou muito menos) do que isso.
Vai depender de inúmeros fatores que incluem a qualidade do serviço, divulgação, proposta comercial, networking, habilidade de negociação, atendimento, etc.
A criação de conteúdo para campanhas de publicidade offline ou online é a principal função do Redator Publicitário.
Ou seja, é uma profissão bem diferente do Redator Web já que não é para escrever textos informativos para blogs ou lojas virtuais.
Então foi um Redator Publicitário que escreveu o roteiro da propaganda que você achou legal na TV e também os dos vídeos publicitários presentes nos canais do YouTube.
Sabe aquele outdoor que você viu na rua? O texto também é obra dele (só para dar alguns exemplos).
De acordo com o site Tutano Trampos.co, o Redator Publicitário Jr. ganha em início de carreira entre R$ 2000 e R$ 3000.
Os mais experientes podem chegar a receber R$ 8.000 no cargo de Redator Publicitário Sênior.
Já no site Vagas.com, a média salarial do Redator Publicitário é R$ R$ 2.153,00 enquanto no Catho é R$ R$ 3.145,33 (em todo o Brasil).
A escrita UX, também conhecida como UX Writing, está presente em sites, e-commerces e aplicativos para oferecer melhor experiência de usuário.
Então, na prática, o redator que trabalha com User Experience é responsável pela escolha de cada palavra usada nas páginas.
Para isso, o Redator UX precisa ter conhecimento das informações da empresa sobre User Experience como, por exemplo, em que ponto da página o internauta esteve, mas saiu sem concluir a ação proposta por ela.
Dessa forma o desafio do UX Writer é (com base em dados, tom de voz da marca e jornada do cliente) utilizar as palavras mais assertivas para que os usuários realizem as ações propostas pela marca.
E isso é bem amplo já que pode ser desde preenchimento de formulários até utilizar um aplicativo de forma correta ou concluir uma compra com sucesso (aí entra também Customer Success – CS).
Antes de mais nada, não se pode esquecer que o UX Writer é um tipo de redator.
Então escrever muito bem é uma das principais habilidades, mas esse profissional precisa ir além, porque também é expert em experiência do usuário.
Entre outras habilidades de acordo com as necessidades da empresa. Isso tudo porque a escrita UX é o que guia os usuários nas páginas (com o intuito de ajudá-los e motivá-los a realizar ações e conversões) de maneira natural e com o tom de voz da marca.
Segundo o Love Mondays, um Redator UX recebe, em média, R$ 2.950. Mas, esse valor pode chegar até R$ 3.700 sendo que em início de carreira costuma ser R$ 2.200.
Porém, vale lembrar que essas remunerações podem variar de acordo com a região de trabalho e habilidades e experiências adquiridas pelo profissional.
Quer saber mais sobre o mercado de Marketing Digital? Continue acompanhando o Marketagem. Assine nossa newsletter e receba as novidades do blog em seu e-mail!
Tel: (21)4042-4410
Email: contato@marketagem.com.br
©2020. Todos os direitos reservados