Telefone:
(21) 3620-8232

Vantagens e desvantagens de ferramentas de automação de Instagram

Pretende automatizar seu perfil no Instagram?

Então esse post é perfeito para você.

para você!

Nesse texto você vai descobrir quando vale a pena investir em ferramentas de automação do Instagram.

Quais os pontos positivos e negativos e também os riscos para seu negócio quando elas não são bem utilizadas.

O que preciso fazer antes de automatizar o Instagram

  • Entender bem como funciona a rede social (inclusive em relação a algoritmos e bots)
  • Conhecer bem seu público-alvo
  • Ter todo o planejamento de Instagram alinhado com o negócio da empresa
  • Manter o perfil consistente (frequência de postagem + conteúdo relevante de qualidade / interações constantes, mas na medida certa)

Como funciona a automação no Instagram

Geralmente as ferramentas de automação para Instagram são utilizadas com o objetivo de crescer o número de seguidores.

Entretanto, antes de contratar uma plataforma, é necessário que você tenha em mente que as ferramentas de automação têm como objetivo executar automaticamente tarefas que você perderia muito tempo fazendo manualmente.

Ou seja, sem um bom planejamento de gestão de mídias sociais, a sua marca não terá o sucesso que você pretende.  

Cuidado com os bots para Instagram

bots no instagram

Muitas ferramentas específicas para essa rede social contam com robôs que são programados para executar automaticamente o que o cliente faria manualmente (como seguir pessoas, publicar postagens, etc).

Para que esses robôs executem as tarefas certas, é preciso que um boa configuração seja feita, caso contrário o risco é grande do perfil virar spammer.

Interações excessivas e sem nexo no Instagram prejudicam a reputação da empresa.

Quando esses robôs são configurados de forma eficaz, eles não só colaboram com a produtividade como também de fato ajudam na melhoria de resultados na estratégia de Instagram.

Isso porque sua equipe deixa de perder tempo com tarefas manuais repetitivas e ganha mais tempo para a parte analítica e criativa da gestão de redes sociais.    

Perfil consistente no Instagram facilita bons resultados com automação

A frequência de interações com os internautas é outro ponto para ficar atento.

Lembre-se por mais querida que uma marca seja, se ela exagera em publicações e força um aprofundamento do relacionamento, começa a importunar as pessoas (que passam a não gostar mais tanto dela).

E aí é prejuízo na certa…  

Exemplos de mau uso de ferramentas para Instagram

uso ruim de ferramentas de automação
  • Quem nunca fez uma postagem usando algumas hashtags e recebeu um comentário de uma língua que nem a sua é…
  • Quem nunca fez uma postagem e do nada recebeu alguns seguidores avulsos que nem do seu país são…
  • Quem nunca seguiu uma pessoa e de cara recebeu um direct oferecendo algum produto…

Esses são só alguns exemplos do mau uso de ferramentas de automação do Instagram.

Ou seja, resultado de configuração mal feita de robôs ou de estratégias nada efetivas, etc.

Vale lembrar que em situações como essas, os danos para a marca costumam ser fortes já que o usuário tem uma péssima primeira impressão e deixa de seguir a empresa e consequentemente sai do funil de marketing definitivamente.

Tipos de automação para Instagram

Para cada etapa do processo de gestão de redes sociais, você encontra automações diferentes no mercado.

Ferramentas de Instagram para atrair seguidores

Para quem precisa aumentar o número de pessoas seguindo o perfil nessa rede social, a dica é apostar em ferramentas específicas para isso.

Existem muitas no mercado, mas as mais famosas são:

Ferramentas de Instagram para gestão de redes sociais

São ferramentas específicas para fazer agendamento de postagens automáticas e SAC 2.0 no Instagram.

Algumas até permitem integrar ações de diferentes mídias sociais em uma mesma caixa de entrada como, por exemplo, a Etus.

Outras oferecem também relatórios de análise de concorrentes e evolução da sua conta como é o caso do mLabs.

Ferramentas de Instagram para compartilhamento de conteúdo

Se o seu objetivo é apenas programar postagens e repostagens, além de salvar imagens em uma galeria na automação, esse tipo de ferramenta pode valer a pena.

Ferramentas de Instagram para monitoramento e análise

Para avaliar como estão os resultados das suas ações na rede social, existem algumas ferramentas específicas para métricas.

Algumas das mais usadas são:

Principais vantagens de investir em automações

  • Conta ativa mesmo quando você está offline
  • Aumento de seguidores muito mais rápido
  • Mais engajamento da sua empresa com usuários
  • Melhora o relacionamento com os seguidores (afinal você irá responder o que eles perguntam rápido, vai poder começar uma conversa, etc.)
  • Fortalecimento da marca
  • Automatizar processos repetitivos que os profissionais de rede sociais costumam fazer manualmente
  • Equipe fica mais livre para trabalhar mais na parte analítica e criativa do trabalho de social media  (inclusive pensar em estratégias para colaborar com o negócio como um todo e não apenas nos objetivos de Marketing Digital)
  • SAC 2.0
  • Mais dados para análise de performance (ferramentas de monitoramento são praticamente o Google Analytics do Instagram)
  • Quando bem usadas, as ferramentas de automação trazem bons resultados para suas campanhas e estratégias

Principais desvantagens de investir em automações

  • Instagram no piloto automático? Isso não existe! A maioria das empresas que vende automação para a rede social tem esse discurso, mas a verdade é que tudo é dinâmico no Marketing Digital e criar uma receita de bolo para ser repetida toda hora não é nada bom para sua empresa.
  • Mau uso de robôs resulta em irritação do seguidor. Ninguém gosta de conversar com uma máquina e todo mundo odeia SPAM – esses são os principais resultados da má configuração de bots no Instagram.
  • Usar ferramenta de automação sem estratégia é uma tentação. Quem automatiza a gestão de redes sociais muitas vezes se ilude deixando de criar estratégias e os resultados são desastrosos!

Ferramentas de automação não fazem milagre sem estratégia

estratégias para obter bons resultados

Investir em automação de Instagram é importante para o sucesso na rede social.

Mas, antes de contratar uma ferramenta é indispensável ter elaborado estratégias bem alinhadas com o objetivo principal da empresa e também com o comportamento do público-alvo.

É preciso lembrar que em Marketing Digital, tudo que é planejado e executado precisa ser mensurado.

Então, não dá para usar todo o budget só com ferramenta para atrair seguidores e não ter as plataformas de análise e monitoramento de performance no Instagram.

Isso porque sem avaliar métricas sua empresa não tem como saber de verdade o que está dando certo e o que precisa mudar.

Além disso, todo o esforço de conquistar mais e mais seguidores acaba sendo em vão quando sua marca não interage com os usuários que a segue.

Parece óbvio? Mas, acredite em 2019 ainda tem empresa que usa automação, mas mesmo assim não responde os seguidores que lutaram tanto para conquistar.

O resultado disso certamente são internautas deixando de seguir e escolhendo o concorrente na hora da compra.

Não perca de vista seu objetivo com a rede social

Ter um objetivo claro em relação ao que você quer alcançar com a presença digital da sua marca no Instagram é o primeiro passo para ter sucesso nas estratégias.

E até mesmo facilita a escolha da ferramenta de automação mais adequada.

Sua empresa acaba de entrar nessa rede social? Aumentar a quantidade de seguidores é sem dúvida um objetivo importante.

Por esse motivo contratar uma plataforma para atrair seguidores é fundamental.

Porém, é necessário ter em mente que a decisão de qual escolher leva em conta fatores importantes como seu público-alvo, tipo de negócio, etc.

Tenha constância

É verdade que programar a publicação automática de suas postagens no Instagram torna tudo mais prático.

Mas, não é o suficiente para ter sucesso nessa rede social. Antes de tudo é preciso analisar como os seguidores interagem com sua marca para assim fazer o planejamento da publicação de conteúdo.

E só depois usar a automação.

Conclusão

Você pode sim usar automação de Instagram sem disseminar SPAM ou ser visto como um robô pelos usuários.

Mas, para isso o objetivo principal não pode ser simplesmente aumentar o número de seguidores na rede social.

Isso porque sua empresa precisa ter claro o objetivo que o negócio quer atingir tendo presença na rede social.

Portanto se sua marca tem boas estratégias alinhadas com outros setores e um controle eficaz, aí sim as ferramentas de automação são uma mão na roda.

Caso contrário, só servirão para sua marca reunir um monte de usuários fora do perfil desejado (o que faz não haver interação nem conversão).

No curto prazo, o aumento de likes é ótimo. Mas, no médio prazo todo o investimento em automação para Instagram não terá valido a pena já que a conta não fechará.

Quer aprender tudo sobre Marketing Digital? Assine nossa newsletter para ter acesso às novas postagens do Marketagem em primeira mão.  

Victor Baptista

Fundador do Marketagem

Receba conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital em seu e-mail!

Previous Post

O que faz um estagiário de Marketing Digital?

Next Post

Como usar pesquisas de marketing para melhorar seu negócio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top